Economia

Governo comemora resultado

postado em 04/12/2019 04:14

O presidente da República, Jair Bolsonaro, celebrou o avanço de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2019, em relação ao segundo. Na abertura do fórum O controle no combate à corrupção, organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), Bolsonaro comentou que, embora o resultado tenha sido ;inesperado; para os analistas econômicos, para ele, foi fruto do trabalho conduzido pelo governo.

;É algo inesperado para os analistas econômicos, mas, da nossa parte, sabíamos que viria uma boa notícia e ela veio em uma boa hora. E ali, a equipe econômica, a nossa equipe econômica e de todos vocês, diz que a nossa previsão para o próximo trimestre é crescer. O Brasil está crescendo;, destacou.

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues disse que o aumento nos investimentos reforça que o crescimento econômico brasileiro está com maior qualidade. ;É um PIB de mais qualidade, com trabalho transparente, conservador e com zelo fiscal;, afirmou.

Para Rodrigues, o resultado indica que a política de ajuste fiscal do governo começa a ter efeito. ;São números extremamente importantes que mostram que zelar pela política fiscal, controlar despesas e buscar um equilíbrio nas contas públicas têm alto retorno para a sociedade. A economia crescendo, tendo uma nova dinâmica, responde positivamente naquilo que mais interessa: emprego e renda;, disse.

Com a contenção de gastos públicos, a equipe econômica do ministro Paulo Guedes defende um crescimento puxado pelo investimento do setor privado. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que representa os investimentos do país, registrou alta de 2% ante o segundo trimestre do ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2018, o avanço foi de 2,9%. (AR)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação