Economia

Governo gasta e contrata menos

postado em 04/12/2019 04:14

Enquanto vários componentes do PIB estão crescendo, os gastos do governo continuam em queda, refletindo o enxugamento da máquina pública. O consumo do governo, segundo o IBGE, recuou 0,4% no terceiro trimestre do ano. Há vários motivos para o resultado. Nas contratações, por exemplo, apenas 29% das vagas desocupadas pelos servidores que se aposentaram foram preenchidas. O Ministério da Economia informou que, entre janeiro e outubro de 2019, ingressaram no serviço público, por meio de concurso, 9.784 servidores, enquanto, no período, 33.848 servidores vestiram o pijama. A tática do Poder Executivo, agora, é a de identificar áreas onde sobram trabalhadores e transferi-los para setores onde há falta de mão de obra.

;A proposta do governo é modernizar a administração pública, possibilitando que as pessoas possam requerer benefícios e serviços de forma digital. Nos últimos cinco anos, 58% das aposentadorias foram de servidores de nível intermediário e auxiliar. Dados mais recentes revelam que cerca de dois terços dos servidores que irão se aposentar (a previsão é de 130 mil nos próximos cinco anos) também são do mesmo grupo. Esses cargos podem não ser repostos, pois o trabalho deste grupo de pessoas é o mais impactado pela transformação do Estado;, aponta a nota da assessoria do ministério.

Além disso, não há previsão de concursos em 2019 e 2020. Somente casos excepcionais serão atendidos. ;Os cidadãos, no entanto, não serão prejudicados, o governo utilizará ferramentas, como a Portaria n; 193, para movimentar servidores e levar profissionais para as áreas de que mais necessitam;, diz a pasta.

A estratégia do governo, na análise de Cesar Bergo, sócio consultor da Corretora OpenInvest, está correta. ;A redução do número de ministérios no início do ano foi para valer. A política de restrição do Poder Executivo aconteceu da forma como foi anunciada. A equipe econômica está fazendo a sua parte. Restam agora o Legislativo e o Judiciário, que pesam, e muito, no orçamento;, destacou Bergo. Outro item positivo e que economizou recursos, disse, foi um novo cenário para as licitações, que foram ;olhadas com lupa;. ;O governo federal tem sido austero e as perspectivas são boas. Com certeza as sobras de recursos com as medidas vão para investimentos;, disse Bergo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação