Publicidade

Correio Braziliense

Produção industrial tem terceira alta e sobe 0,8% em outubro, diz IBGE

O resultado é o melhor para o mês de outubro desde 2015, quando cresceu 1,5%


postado em 04/12/2019 09:49

(foto: Clara Lobo/Esp. CB/D.A Press )
(foto: Clara Lobo/Esp. CB/D.A Press )
Em sua terceira alta mensal, a produção industrial do Brasil avançou 0,8% em outubro, ante setembro. O resultado é o melhor para o mês desde 2015, quando cresceu 1,5%. Os números foram divulgados pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (4/12). Em relação a outubro de 2018, a atividade industrial registrou expansão de 1%. É o segundo mês de alta após três meses consecutivos de queda na comparação anual. 

 

Já no acumulado do ano, a indústria recuou 1,1%. Em 12 meses, a produção manteve queda de 1,3%, dando continuidade no movimento de baixa iniciado em agosto. Dos 26 ramos pesquisados, 14 subiram a produção em outubro. Os destaques ficam com os produtos farmacêuticos, que saltaram 11,2%, e alimentícios, que avançaram 3,4%. 

 

Entre os ramos que recuaram, destacam-se produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com queda de 2,1%, metalurgia, que caiu 3,2%, e indústrias extrativas, com resultado negativo em 1,1%. Na série com ajuste sazonal, a média móvel trimestral para o total da indústria também cresceu 0,8% no trimestre encerrado em outubro de 2019. Segundo o IBGE, tal resultado indica continuidade na trajetória ascendente iniciada em julho.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade