Economia

Consumo geek vai de CCXP a cruzeiro

Brasil conta com o maior evento de cultura pop, que começa hoje, em São Paulo, e já foi exportado para a Alemanha

postado em 05/12/2019 04:14
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São Paulo ; Se você assistiu a séries como Stranger things e Game of trones, conferiu no cinema um dos filmes de franquias como Star Wars ou de heróis da Marvel, viu os episódios de The Simpsons ou tem em casa um bonequinho do Homem-Aranha ou SuperMan, saiba que se encaixa na categoria dos geeks, que consomem a cultura pop.

Exemplos como os citados acima mostram o tamanho do chamado mercado geek. O consumidor não precisa ser nerd, basta um ponto de contato para aumentar as cifras dessa indústria, que passa pelo cinema, pela TV, pelos quadrinhos, pela internet, por parques de diversões e pela loja de departamento que vende camisetas da Mulher Maravilha.

Apesar de não ser um grande produtor de audiovisual, de quadrinhos ou de outros segmentos da cultura pop, o Brasil já conta com o maior evento do gênero em termos de público, o que tornou o país atraente para quem investe nessa área ; de grandes estúdios a editoras de quadrinhos.

A CCXP (abreviação de Comic Con Experience) começa hoje, em São Paulo e, até domingo, deve reunir 280 mil pessoas (em 2018, foram 262 mil visitantes). O acesso é caro e restrito. Os preços dos ingressos, já esgotados, iam de R$ 90 a R$ 8 mil, com pacotes que incluíam ainda algumas exclusividades. A sexta-feira, dia de entrada mais em conta, esgotou em algumas horas. Já ingressos para o sábado, que custam mais (R$ 240), levaram mais tempo para acabar, um mês. Foi o primeiro ano que houve essa mudança.

Segundo Pierre Mantovani, CEO da Omelete & CO, dona do evento ; um nerd que gosta de tecnologia, é fã de Game of trones e De volta para o futuro ;, esse foi um dos efeitos do momento econômico do país. Os interessados se apressaram em comprar as entradas mais em conta, apesar de tradicionalmente o fim de semana atrair mais visitantes. ;Nitidamente, as pessoas querem pagar menos.; Apesar dessa mudança no perfil de compra de 2019, esse ainda é um dos eventos com maior público pagante de São Paulo. Na Fórmula I, lembra o empreendedor, são 40 mil pessoas por dia.

Atrações


Em 2014, Mantovani e os sócios decidiram promover o festival no Brasil ; o empreendedor não chama a CCXP de feira, por se tratar de um festival indoor com experiências, não um espaço para compra e venda de produtos (apesar de também ser possível levar para casa alguns souvenires). Os participantes vão em busca de palestras, debates, encontros com ídolos e masterclass com as maiores referências no mundo geek, de ilustradores a roteiristas e diretores de filmes.

Entre as estrelas de 2019 estão Margot Robbie, que interpreta a personagem Arlequina em Aves de rapina; Gal Gadot, de Mulher Maravilha; e Ryan Reynolds, de Esquadrão 6, que também tem na sua filmografia o incomum herói Deadpool. Praticamente todos os grandes estúdios estão representados e fizeram investimentos em atrações, como a exibição exclusiva de produções que ainda não chegaram aos cinemas ou nos pacotes de streaming.

Além das experiências para o público ; 40% dele de fora de São Paulo ;, ocorre um evento paralelo, com 200 empreendedores que atuam no mercado de entretenimento e buscam novidades na área de licenciamento, por exemplo. Para os patrocinadores, a CCXP é uma vitrine que encurta o caminho, em especial até o público jovem.

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