postado em 06/12/2019 04:05
[FOTO1]A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgou ontem um dos mais esperados editais de concursos deste ano, o de seleção de escrivães para a corporação. São 300 vagas de nível superior, sendo 225 de ampla concorrência, 60 para negros e 15 para pessoas com deficiência. O salário inicial é de R$ 8.698,78, para 40 horas semanais de trabalho.
Os candidatos devem ter diploma de curso superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação, na categoria B ou superior. As inscrições poderão ser feitas de 22 de janeiro até 10 de fevereiro de 2020, no site da banca organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe): www.cebraspe.org.br. A taxa de participação é de R$ 199.
A divulgação gerou polêmica na internet, porque a íntegra da edição de ontem do Diário Oficial do DF teria vazado na madrugada de quarta para quinta-feira, por volta das 2h, nas redes sociais, contendo o edital de abertura do certame, antes mesmo da publicação oficial nos sites da imprensa oficial ou do Cebraspe.
A Casa Civil informou que será aberto inquérito para apuração do caso. Apesar disso, o órgão esclareceu que a divulgação não implica em prejuízo ao certame, pois a informação já seria pública na manhã de ontem. A PCDF informou não ter conhecimento do fato, mas admitiu a hipótese de abrir investigação.
De acordo com o advogado e especialista em concursos públicos, Max Kolbe, o vazamento pode ser considerado imoral, mas não traz qualquer prejuízo para a licitude do concurso. Ele defendeu, porém, a apuração do fato para evitar que se repita no futuro. O professor de cursinho Carlos Alfama foi um dos que recebeu o edital ainda na madrugada. Segundo ele, não há grandes problemas na antecipação. ;O documento é público, tanto que depois foi divulgado. O adiantamento foi de algumas horas. Não gera prejuízo a ninguém;, disse.