Paula Pacheco
postado em 10/12/2019 06:00
[FOTO1]São Paulo ; Sem muito alarde, a Volkswagen começou a testar, há cerca de duas semanas, um complemento ao serviço oferecido pelas concessionárias da rede. Por enquanto, apenas a unidade Faria, no Centro de São Paulo, testa o modelo. Batizado de VW Move, o projeto oferece locação de veículos da montadora pelo prazo mínimo de uma hora. As empresas desse setor oferecem apenas a possibilidade de aluguel a partir de um dia, não de forma tão fracionada, como fazem os negócios que atuam no sistema de compartilhamento de carro, ou carsharing.O objetivo do VW Move, conta Fabio Rabelo, gerente executivo de Digitalização e Novos Modelos de Negócios da Volkswagen América do Su, é melhorar a mobilidade para o cliente que tem de deixar seu carro na concessionária para a revisão ou algum outro tipo de reparo e fica sem uma alternativa satisfatória para se locomover. Mas não quer dizer que apenas quem vai deixar o veículo na loja é que pode contratar a locação do carro. Quem é dono de um modelo de outra concessionária ou simplesmente não tem carro também está apto.
Além da comodidade para o cliente, Rabelo explica que essa estratégia deve servir como uma forma de melhorar o ponto de contato com a marca e suprir as dúvidas deixadas durante um test-drive, por exemplo ; que dura pouco tempo e oferece experiências muito limitadas para o motorista. Ao alugar o carro, o potencial cliente pode, por exemplo, testar o desempenho na estrada, o consumo de combustível ou avaliar os prós e contras na hora de estacionar na garagem do condomínio.
A montadora escolheu três modelos para o serviço de locação. A hora de locação do T-Cross CL, do Virtus CL e do Voyage AT custa, respectivamente, R$ 19, R$ 17 e R$ 12. Já a diária sai por R$ 110, R$ 100 e R$ 79, pela ordem. Também é cobrado o valor de R$ 0,50 por quilômetro rodado.
A concessionária Faria foi escolhida para começar o programa, segundo Rabelo, por conta do volume de atendimento no pós-venda e a localização central. A segunda unidade, na Zona Sul de São Paulo, deve passar a oferecer o serviço nos próximos dias. A terceira loja a aderir ao projeto, em janeiro, será no interior do estado. Ao mesmo tempo que define a meta de crescimento para o serviço, a montadora está investindo em parceria com Mobility Power System e EuroIT no desenvolvimento de um aplicativo que permita fazer o agendamento do serviço.
Soluções
O ponto de partida do projeto surgiu no 1; Hackathon Volkswagen, em 2018, que teve a participação de 72 funcionários. O programa tem a proposta de buscar o desenvolvimento de soluções inovadoras e colaborativas para a empresa. Em uma etapa seguinte, a ideia foi levada à associação que representa as concessionárias da marca. A decisão de começar por São Paulo foi tomada por conta da proximidade com a matriz, no ABC Paulista, o que facilita o acesso para acompanhar de perto a evolução do novo negócio.;Temos cada vez mais nos digitalizado e atuado com a cabeça de start up. Por isso, procuramos entender como o mercado funciona, saber se o que está sendo oferecido atende à demanda, se o preço é o adequado para só então poder dar escala ao projeto;, explica o executivo.
Os veículos disponíveis para locação pelo VW Move são da Flete Solutions, empresa que atua na terceirização de frota e faz parte da divisão da VW Serviços Financeiros, o banco da montadora. Segundo Rabelo, a decisão foi tomada por causa da infraestrutura da empresa, que permite fazer uma reposição rápida de carros nas concessionárias caso haja a necessidade de substituição.
Na fase piloto, estão sendo oferecidos apenas três unidades de cada modelo. Rabelo acredita na tendência de crescimento. ;Um volume enorme de clientes deixa o carro para revisão e volta mais tarde ou no dia seguinte para pegá-lo de volta. A maioria acaba recorrendo ao Uber ou ao táxi. Por que não pode alugar um carro nosso? Se ele precisar do veículo por apenas algumas horas, a locadora não vai oferecer essa opção;, avalia.
Apesar de ser uma alternativa às locadoras, o executivo diz que não quer bater de frente com essas empresas. ;Não vamos brigar com as locadoras.; O VW Move também vai permitir à montadora fazer um outro tipo de aproximação dos usuários de carros que pode, no futuro, avançar para outro modelo de negócios já disponível na Alemanha: o de compartilhamento de carros. Nele, o veículo é alugado pelo cliente por meio de um aplicativo, que mostra a localização da frota, e o pagamento é por tempo de uso.
No país-sede da montadora, os modelos oferecidos para o uso compartilhado são elétricos. No caso do VW Move, no entanto, não há essa opção, que poderá ser agregada no futuro. Segundo o executivo da montadora, a rede de abastecimento ainda é pequena no país, o que ainda torna a alternativa pouco atraente para o motorista.
;No VW Move também oferecemos um carro compartilhado, mas não no mesmo formato da Alemanha, porque ainda não é algo escalável no Brasil. Primeiro precisamos entender como o cliente vai se comportar para então avaliar o que é mais viável e avançar com o projeto;.
A cautela de Rabelo quanto ao serviço alemão é justificável. A modalidade de carsharing ainda não decolou no Brasil. Ao contrário do fenômeno que se vê no compartilhamento de bicicletas e patinetes, no caso dos carros, a adesão é baixa. São poucas as opções de prestadores de serviço, a frota é enxuta e concentrada em algumas grandes cidades.
No fim de novembro, por exemplo, a Zazcar, fundada há 10 anos, anunciou que encerraria a operação de compartilhamento de carros em São Paulo. A startup informou em seu site que seguiria apenas no mercado B2B, como provedora de tecnologia de carsharing. ;No Brasil, várias empresas entraram e várias saíram;, lembra o executivo a Volkswagen.
Até agora, o modelo mais procurado pelos clientes do VW Move é o T-Cross. A maioria tem optado por alugar o veículo por algumas horas. Na concessionária, os funcionários que fizerem o agendamento da revisão já estão treinados para oferecer o serviço de locação de veículo. A montadora não divulga o investimento no projeto.