Economia

Inflação aumenta expectativa em cima da reunião do Copom de hoje

Projeção do IPCA para 3,84% causa divergências quanto à taxa básica de juros, a ser definida a partir desta terça-feira (10/12) na última reunião do Copom de 2019. Especialistas estimam uma redução de 0,5 p.p., mas alertam para o impacto do aumento da carne

Simone Kafruni, Anna Russi
postado em 10/12/2019 06:00

[FOTO1]Os economistas do mercado financeiro elevaram, pela quinta vez seguida, as expectativas para a inflação de 2019. De acordo com o relatório semanal do Banco Central (BC) Boletim Focus, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,52% para 3,84%. Há um mês a previsão era de inflação de 3,31% para o ano. O avanço nas projeções da inflação e os resultados mensais do IPCA acima do esperado pelo mercado podem impactar as estimativas para a taxa básica de juros. O Conselho de Política Monetária (Copom) inicia nesta terça-feira (10/12) sua última reunião do ano para decidir a Selic, atualmente em 5% e com expectativa de redução para 4,5% ao ano.


Embora esteja abaixo do centro da meta, de 4,25% ; com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo ;, o avanço da inflação acumulada no ano até novembro para os 3,12% é um dos fatores que ajudaram a revisão para cima do mercado financeiro em relação à taxa para 2019. As revisões do mercado para a inflação não preocupam Adriano Gomes, sócio diretor da Méthode Consultoria. Segundo ele, os movimentos de alta foram pontuais e associados à disparada do câmbio. Por serem circunstanciais, também não deve afetar a decisão do Copom. ;A inflação não muda a decisão do Copom, que está muito mais atrelada ao nível da atividade econômica. São altas pontuais de combustível, pão, carne. Porém, mesmo com esse movimento, a inflação, ao longo do próximo ano, continuará em torno da meta;, afirmou.

Gomes ressaltou, ainda, que dezembro é um mês de maior consumo, por conta do Natal, réveillon, férias e renda extra, como o 13; salário. ;Todos os indicadores antecedentes apontam para isso, como papelão, energia elétrica. É natural acelerar a inflação no fim do ano. Seria preocupante se houvesse choque de oferta, mas a indústria tem um hiato de produção e pode atender ao crescimento da demanda;, explicou. Gomes acrescentou que o índice de confiança do empresário teve um aumento expressivo, o que aponta para a retomada da economia.

ilustração de um dragão sobre dinheiro

Para o professor de MBAs da FGV Mauro Rochlin, o resultado de novembro e as revisões das projeções poderão, sim, impactar na decisão do Copom. ;Acho que podem reduzir em 0,25 ponto percentual em vez de 0,5 p.p, como previsto antes. Talvez prefiram aguardar novos acontecimentos até a próxima reunião para chegar ao patamar dos 4,5% ao ano;, avaliou.

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) disse durante live no Palácio do Planalto que a inflação no preço da carne, que ficou em 8,09% mês passado, ocorre por conta da ;entressafra; e que os valores devem se autorregular. ;Tô levando pancada sobre o preço da carne. Estamos em uma entressafra, vai diminuir esse preço, pessoal está investindo cada vez mais. Mas não é fácil você ser agricultor também. É natural, nesta época do ano, a carne subir por volta de 10%. Subiu um pouco mais, tendo em vista as exportações;, comentou.

Efeitos secundários

Há análises divergentes do otimismo do Planalto. Para o economista-chefe da Arazul Capital Rafael Leão Parallaxis, o choque visto em novembro no preço das carnes e de outras proteínas não será passageiro. ;Acende a luz amarela do Copom para que ele atue em efeitos secundários. Ainda assim, as previsões estão bem abaixo do centro da meta. Acredito que isso coloca o BC no passo de se sentir confortável a cortar os 0,5 p.p esperados, mas parar por aí. Assim, seriam analisados com atenção os efeitos secundários da carne, do câmbio com o real mais desvalorizado;, explicou. Na avaliação de Parallaxis, a Selic só vai voltar a subir após a previsão de o IPCA alcançar o centro da meta. ;Ainda está bem distante, a não ser que haja um choque descontrolado de preços, mas é algo que não faz parte do nosso cenário base;, acrescentou.

Assim como o IPCA do mês passado, que registrou alta de 0,51%, o Índice Geral de Preços ; Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve expansão de 0,85% em novembro. No mês anterior, o IGP-DI ficou em 0,55%. O índice acumula taxas de inflação de 5,85% no ano e de 5,38% em 12 meses. O economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito, afirmou que o IGP-DI veio acima do 0,76% esperado. ;Entre os principais responsáveis por tal desempenho, destaca-se o avanço dos preços da carne bovina e da tarifa de eletricidade;, disse.

Perfeito ainda destacou outro índice que calcula preços ao consumidor que influenciou a revisão da inflação para 2019: o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) teve variação positiva em 0,74% na primeira semana de dezembro, 0,25 ponto percentual acima da última divulgação.

A Taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central de controle da inflação. Se a inflação do país está elevada, o BC sobe a taxa de juros com a expectativa de desestimular os gastos do consumidor e o investimento das empresas. O movimento tem o objetivo de aliviar a pressão sobre os preços. Já uma inflação baixa permite que BC reduza a taxa de juros, a fim de estimular o consumo e os investimentos, acelerando, assim, a atividade econômica.

O Copom tem como objetivo estabelecer e definir as diretrizes da política monetária do país e garantir o cumprimento da meta de inflação, definida também pelo conselho. A estimativa de inflação para o ano que vem se mantém a mesma há seis semanas, em 3,60%. Para os anos seguintes, a previsão também não foi alterada, de 3,75% em 2021, e 3,50% em 2022. As projeções para 2019 e 2020 estão abaixo do centro da meta de 4,25% em 2019 e 4% em 2020. Para os próximos anos, o BC deve buscar a manutenção do IPCA em 3,75% para 2021 e 3,50%, para 2022. Em todos os anos, a margem de tolerância é de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

* Colaborou Ingrid Soares

Mérito de servidor

O ministro da Economia, Paulo Guedes, alegou que a reforma administrativa em estudo pelo governo virá no sentido de valorização do quadro atual do funcionalismo e da manutenção dos direitos adquiridos pelos servidores. ;Mas pensamos no futuro. Vamos continuar dando essa estabilidade de emprego para quem entrou há apenas um ano? E se for um mau servidor? Queremos justamente que a opinião pública respeite o servidor que está atendendo bem e passou por uma avaliação;, afirmou.

Ele defende que a estabilidade não seja automática, mas conquistada pelo servidor após anos de boas avaliações no trabalho. ;O funcionário tem que passar na peneira, ser bem avaliado, para não ficar com essa imagem que o servidor tem hoje na opinião pública. É um trabalho de reconstrução do País que envolve todas as dimensões;, completou.

Guedes voltou a criticar o que chama de gigantesca máquina perversa de transferência de renda do Estado, citando o uso dos bancos públicos por governos passados para alavancarem determinados setores da economia.

Otimista em relação às perspectivas de 2020, Paulo Guedes destacou ontem que a economia brasileira está em retomada. ;Os sinais de recuperação da economia são visíveis. Ano que vem vai ser o dobro do crescimento deste ano;, afirmou. ;Estamos em um caminho virtuoso, cada semestre que passa isso fica mais claro. Quem está contra isso que espere mais três anos e vote contra;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação