Economia

Bolsa bate recorde e dólar recua

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 13/12/2019 04:14

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), atingiu ontem novo patamar histórico, refletindo as notícias positivas sobre a economia, como a redução das taxas de juros e do risco Brasil, e a possibilidade de um acordo entre Estados Unidos e China para pôr fim à guerra comercial entre os dois países que vem comprometendo o crescimento global. O índice fechou com alta de 1,11%, aos 112.143 pontos. Enquanto isso, o dólar comercial recuou 0,61%, fechando a R$ 4,09.

Também ajudou a alimentar o clima de otimismo a notícia de que a agência de classificação de risco Standard & Poor;s, na quarta-feira, colocou o Brasil em perspectiva positiva. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que o Brasil está ;a caminho; de um upgrade na nota de crédito dada por agências de rating e que isso pode ocorrer em um prazo menor do que dois anos.

Ainda ontem, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou, pelo Twitter, que está muito próximo de um entendimento com os chineses. ;Estamos muito perto de um acordo grande com a China. Eles querem isso, nós também!”, escreveu. O anúncio veio logo após a notícia de que os EUA estariam dispostos a aceitar uma redução de 50% nas tarifas impostas contra produtos chineses até agora.

Segundo o estrategista da RB Investimentos, Daniel Linger, os rumores do mercado seriam de que o acordo já teria até sido assinado. ;Isso animou ainda mais a subida da bolsa, gerando um certo alívio aos investidores em vista a temores de uma desaceleração global;, avaliou. Lucas Carvalho, analista da Toro Investimentos, observou que várias bolsas ao redor do mundo operaram em alta, repercutindo a fala de Trump. Além disso, destacou, ;a expectativa é de que, em 2020, a economia brasileira estará mais forte;.

Ecoou também no cenário interno a aprovação do texto-base na Câmara do novo marco do saneamento, na quarta-feira. Para Linger, foi um sinal importante para a entrada de investimentos na economia. ;Duas empresas já anunciaram que vão investir em saneamento. Essa entrada de recursos também projeta a entrada de mais dólar, então a moeda americana começa a cair e o real se valorizar.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação