Economia

Preço da carne influencia IGP-10, que avança 1,69% em dezembro

De janeiro a dezembro de 2019, o índice acumula alta de 6,39%

Gabriel Pinheiro*
postado em 16/12/2019 19:13

[FOTO1]O Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) avançou para 1,69% em dezembro. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,19%; e, de janeiro a dezembro de 2019, o índice acumulou alta de 6,39%.

"A influência da carne nesse aumento é absoluta. Ela está dentro do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que compõe 60% do IGP-10", afirma o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre), André Braz.

De acordo com Braz, esse índice leva em conta o boi gordo, vivo no pasto, e a carne bovina processada. Segundo ele, o aumento do preço desses dois itens compôs 60% do aumento do IPA, que acelerou para 2,26% em dezembro. No mês anterior, o índice havia registrado alta de 0,25%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que também compõe o IGP-10, subiu 0,75% em dezembro. Seis classes de despesa registraram avanço em suas taxas de variação. No grupo da alimentação, cuja taxa passou de -0,07% para 1,47%, foi destacado novamente o comportamento das carnes bovinas, que registraram alta de 13,40% em dezembro, após subir 2,10% em novembro.

Restaurantes sob pressão

Gerente de um restaurante self-service, Emerson Azevedo, 37 anos, conta que a casa sente, há algum tempo, a pressão do preço das carnes, que não dá trégua. Para evitar subir o valor e, assim, perder clientela, a saída tem sido absorver o custo mais alto.

"Tem sido muito complicado", conta. "A gente sempre compra para o restaurante muita carne vermelha bovina, carne de porco, frango e embutidos. A gente já teve que substituir algumas carnes vermelhas por outros tipos, ainda bovinos, um pouco mais em conta", completa.

*Estagiário sob a supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação