Jornal Correio Braziliense

Economia

Preço da carne é a maior influência no índice IGP-10

[FOTO1]

O Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) avançou para 1,69% em dezembro, bem acima do resultado de 0,19% de novembro. Entre janeiro e dezembro, o índice acumulou alta de 6,39%. ;A influência da carne nesse aumento é absoluta. Ela está dentro do Índice de Preços ao Produtor Amplo (Ipa), que compõe 60% do IGP-10;, disse o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getulio Vargas (FGV;Ibre), André Braz.

De acordo com Braz, esse índice leva em conta o boi gordo vivo no pasto e a carne bovina processada. Segundo ele, nos últimos resultados, o aumento do preço desses dois itens compôs 60% da alta do Ipa, que acelerou para 2,26% em dezembro. No mês anterior, o índice havia registrado alta de 0,25%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que também compõe o IGP-10, subiu 0,75% em dezembro. Seis classes de despesas registraram avanço em suas taxas de variação. No grupo da alimentação, cuja taxa passou de -0,07% para 1,47%, foi destaque o valor das carnes bovinas, que registraram alta de 13,40% em dezembro depois de subir 2,10% em novembro.

Emerson César Azevedo, de 37 anos, é gerente de um restaurante self-service. Ele é responsável pela conta das compras do pequeno estabelecimento, que fica no Cruzeiro, e disse que o restaurante está sentindo, há algum tempo, a pressão da alta no preço das carnes. ;Tem sido muito complicado porque, se eu também elevar o preço, não tem condições de manter o negócio.; Emerson afirmou que a despesa adicional tem sido absorvida pelos donos dos estabelecimentos.

;A gente sempre compra muita carne vermelha bovina, carne de porco, frango e embutidos. Tivemos que substituir algumas carnes vermelhas por outros tipos, um pouco mais em conta;, disse o gerente, para quem ;é preciso saber driblar os preços para manter o negócio aquecido;. De acordo com Emerson, se os preços continuarem elevados, há risco de os clientes pararem de comer fora de casa.

;Eu não acredito que vá haver um colapso do comércio por causa do preço praticado, porém, a receita dos restaurantes de pequeno e médio portes vai diminuir bastante.; Emerson disse ainda que os impactos nos custos fixos dos estabelecimentos podem complicar a vida dos donos dos negócios. ;Pode gerar gastos maiores para quem oferece o serviço, mas temos que sobreviver a isso com responsabilidade;, disse.

* Estagiário sob a supervisão de Cláudia Dianni