Economia

13º salário turbina as vendas

postado em 22/12/2019 04:04


O tão aguardado 13; salário levou multidões ao comércio de todo o país ontem, e o movimento deve se repetir hoje. A expectativa é que nos próximos dias, até o Natal, 13,2 milhões de consumidores corram para as lojas a fim de adquirir produtos de última hora. Os dados fazem parte de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Pelo menos 10% dos consumidores deixam os presentes para os últimos dias que antecedem a data comemorativa.

De acordo com a CNDL, 48% dos consumidores esperam promoções e dizem que os descontos incentivam a compra. Outros 20% afirmam que esperam o 13; para comprar. Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que esse deve ser o melhor Natal para o comércio desde 2014.

Entre as famílias mais ricas, com renda de R$ 9.600 ou mais, 12% pretendem gastar mais neste ano do que no Natal passado. No entanto, para 56,9% das famílias com menor poder aquisitivo, com renda de até 2.100, o valor gasto em presentes não deve ser maior do que em 2018. Os dias de descanso, tanto no fim de semana, quanto na véspera do feriado, geralmente concedidos pelas empresas do setor público e privado contribuem para que os brasileiros tenham tempo para visitar o comércio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação