Economia

Aposta no microcrédito e em juros mais baixos

Presidente da Caixa Econômica Federal diz que instituição vai dirigir o foco para empresas menores e anuncia lançamento de linha de financiamento imobiliário com juros fixos e prazo de até 30 anos. E promete reduzir taxas no cartão de crédito e no cheque especial

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 24/12/2019 04:05


A Caixa Econômica Federal encerra 2019 cumprindo a prometida redução de juros do cheque especial, do rotativo do cartão de crédito e do crédito imobiliário. A meta é ser cada vez mais identificada como um banco social. Não à toa, essa é uma das principais posturas de ajuste na governança do presidente da estatal, Pedro Guimarães. Em entrevista ao programa CB Poder, uma parceria entre o Correio e a TV Brasília, ele promete, em 2020, acelerar a liberação de microcrédito.

O governo aposta no fomento ao empreendedorismo. E a engenharia financeira que pode viabilizar o sonho da primeira empresa pode vir do microcrédito, espera Guimarães. ;Quando a gente assumiu, estava ainda mais focada em empréstimo para grandes empresas. Isso mudou;, diz. A meta é oferecer crédito acessível em diferentes modalidades. O presidente do banco estatal entende que o potencial que consumidores e microempresários têm para gerar novas operações é o mais importante, e diz que boas notícias não faltarão ao longo do ano.

Para o consumidor que deseja realizar o sonho da casa própria, vem aí o crédito pré-fixado. Quem optar por limpar o nome poderá recorrer ao Você no Azul, que será mantido. A Caixa projeta, ainda, juros mais baixos em todas as modalidades de crédito. Além de acompanhar a queda da taxa básica de juros (Selic), a previsão é reduzir a inadimplência de clientes. ;Se a gente perceber que, realmente, estamos ganhando até mais do que imaginávamos, nada nos prende. Cheque especial a 4,95% eu, pessoalmente, não estou satisfeito;, destaca Guimarães, ou seja, a taxa pode cair mais. Confira esses e outros temas na entrevista:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação