Economia

Investimentos e fortalecimento dos sistemas de gestão fazem a diferença

Indústria da construção civil sofreu forte impactado da crise, mas Brasal Incorporações foi exceção; conheça os segredos da empresa

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/12/2019 06:00
Dilton Junqueira, da Brasal: Setor que mais sentiu a crise, a indústria da construção civil acumulou 20 trimestres seguidos de queda desde o início da recessão até agosto deste ano, quando voltou a crescer e empregar. No entanto, uma empresa brasiliense driblou as turbulências e conseguiu aumentar em 91% a receita líquida de 2015 a 2019: a Brasal Incorporações. Na receita de sobrevivência, estão a manutenção dos investimentos, o fortalecimento dos sistemas de gestão e a oferta, nos produtos, de soluções sustentáveis e modernas.

O diretor-geral da empresa, Dilton Junqueira, explica que a Brasal atua em três praças com incorporações, construção e comercialização imobiliária. Em Brasília, desde 2003, Goiânia (2011) e Uberlândia (2015). ;Os 16 anos de operação resultaram em 5.625 unidades lançadas no mercado, uma área total de quase 700 mil metros quadrados e R$ 3 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV).

Junqueira ressalta, no entanto, que os anos de 2016 e 2017, contaram com poucos lançamentos. ;Foram os anos em que o mercado todo mais sentiu a crise. Em 2018 e 2019, aumentamos significativamente nosso volume de lançamentos, com uma média de seis empreendimentos por ano. Juntando as filiais de Uberlândia, Brasília e Goiânia, totalizamos 12 lançamentos e uma média de R$ 500 milhões em VGV/ano;, diz.

Empregos

Com a retomada dos lançamentos, a Brasal abriu empregos. ;Sempre que iniciamos uma nova obra, ampliamos nosso quadro de colaboradores. A quantidade de postos de trabalho varia a cada tipo de empreendimento e, também, a cada fase da obra. Podemos considerar um número médio de 120 pessoas em uma obra. Alguns colaboradores são contratados diretamente e outros, por meio de empreiteiras;, destaca. Em 2019, A Brasal Incorporações tem nove obras em execução. ;Em 2020, vamos dobrar esse número para 18, considerando as três filiais, o que representará aumento bem significativo de postos de trabalho;, afirma o diretor.

O segredo do sucesso, para ultrapassar o turbulento período de 2016 e 2017, no qual foi necessário reduzir lançamentos, obras e equipe, foi manter, nesse período, ;um trabalho consistente de planejamento, investimento e sistema de gestão para fortalecimento de sua estrutura organizacional;. ;Aproveitamos o período para reforçar os valores da Cultura de Realização Brasal junto aos nossos colaboradores, eles traduzem o jeito Brasal de fazer e construir;, explica.

No ano de 2017, a companhia recebeu a primeira certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), uma iniciativa do governo com o intuito de organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. ;A certificação foi confirmada nos anos de 2018 e 2019. O processo envolve auditoria externa e avalia os processos de gestão;, destaca.

Os últimos cinco anos também foram significativos para a consolidação da expansão em novas praças, aumentando o portfólio de empreendimentos em Goiânia e Uberlândia. ;Além disso, desde 2017 a empresa compõe o ranking das melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste, segundo o Great Place to Work (GPTW), outra conquista que demonstra o fortalecimento e amadurecimento da nossa estrutura;, comemora Junqueira.

Diferenciais

Nos últimos cinco anos, durante a maior crise do país, a empresa buscou manter o volume de investimentos em terrenos e novos negócios. Isso permitiu que, com a retomada da economia, a Brasal Incorporações estivesse pronta para colocar no mercado mais lançamentos, mais produtos. ;Nesse período, não deixamos de investir, compramos muitos terrenos em Brasília, expandimos o negócio para a cidade de Uberlândia e aumentamos portfólio em Goiânia. Podemos falar em um aumento de investimentos de 2015 para 2019 na ordem de 196%;, afirma.

O diretor considera a manutenção de investimentos e o fortalecimento do sistema de gestão os principais motivos para a Brasal ter ultrapassado o auge da crise sem sentir tanto quanto outras companhias no seu setor. ;Aprofundamos os nossos estudos em diferenciais construtivos, nos preparamos para as certificações que auditam o sistema de gestão e planejamos com cuidado os próximos anos. Buscamos melhoria contínua com foco em pesquisa de produto e de mercado, novos diferenciais construtivos e itens de tecnologia que contribuam para sustentabilidade, mobilidade urbana e compartilhamento;, enumera. ;Hoje, apostamos em lançar produtos abarcados com essa tecnologia, oferecemos soluções de alto padrão de qualidade e acabamento e incentivamos novos hábitos como o compartilhamento de meios de transporte no condomínio, como bicicletas, scooters e carros elétricos de uso comum;, explica.

Outro ponto que diferencia a Brasal é a infraestrutura para automação dos apartamentos, entrega de vagas verdes em empreendimentos e estandes de vendas para recarga de veículos elétricos na garagem e aposta em espaços comuns compartilhados para uso dos moradores, todos decorados e equipados sem custo adicional. ;Temos várias práticas de sustentabilidade em nosso canteiro, e estamos buscando um relacionamento cada vez mais próximo com nossos clientes, na oferta de serviços personalizados e com um atendimento diferenciado a cada fase da jornada de compra. Nesse momento, a empresa se prepara para a expansão dos negócios em outros ramos do segmento imobiliário;, anuncia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação