Economia

Taxas fecham entre estabilidade e queda, com exterior e otimismo sobre atividade

Correio Braziliense
postado em 02/01/2020 18:42
O mercado de juros começou 2020 com taxas entre estabilidade e leve queda e liquidez abaixo do padrão, como era de se esperar para a volta do feriado do Ano Novo, com muitos players ainda fora das mesas. As taxas curtas e intermediárias oscilaram em baixa mas fecharam de lado, diante da percepção de que o crescimento da economia limita o espaço para cortes na Selic e pode até exigir algum aperto este ano, enquanto a ponta longa teve como principal referência do recuo do rendimento dos Treasuries. A agenda do dia, embora sem impacto direto sobre as taxas, contribuiu para o clima positivo. O superávit da balança comercial veio pouco acima da mediana das estimativas, o IPC-S de dezembro ficou abaixo do piso das previsões e a Fenabrave informou que o emplacamento de veículos registrou, em 2019, o melhor desempenho em cinco anos. No fim da sessão regular, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2021 estava em 4,525%, de 4,561% no ajuste da segunda-feira, e a do DI para janeiro de 2023 passou de 5,794% para 5,78%. A do DI para janeiro de 2025 fechou em 6,39%, de 6,433% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2027 encerrou com taxa de 6,71%, de 6,763%. Na etapa estendida, estas taxas fecharam em 4,52%, 5,77%, 6,38% (mínima) e 6,71%, respectivamente. O apetite pelo risco no exterior e que embalou os mercados de ações chegou com pouca força na curva local. "O dia foi de movimentação limitada nos DIs, apenas a parte longa caindo um pouco com os juros dos Treasuries de dez anos em baixa", disse o trader da Sicredi Asset, Danilo Alencar. Internamente, a percepção de que a economia está pegando embalo deve continuar limitando o espaço para fechamento das taxas, com respaldo hoje da agenda. A Fenabrave informou que foram vendidos 2,78 milhões de novos veículos no ano passado, maior número desde 2014 (3,5 milhões). No caso da balança comercial, o superávit em 2019 ficou em USS 46,674 bilhões. Se, de um lado, foi o pior resultado desde 2015, de outro, veio levemente acima da mediana das estimativas (US$ 46,044 bilhões). A perspectiva para 2020 é de que o saldo possa ser ainda menor, mas por um bom motivo: aumento das importações em meio ao crescimento da economia. O aumento no ritmo de atividade, porém, não deve restringir o fôlego de alívio na Selic a ponto de demandar elevação expressiva da taxa básica, hoje em 4,5%, até porque o cenário de inflação é benigno, já com sinais de arrefecimento na pressão das carnes sobre os preços. O IPC-S de dezembro (0,77%) já subiu menos do que a previsão dos analistas (0,78%), fechando o ano com aumento de 4,11%, ante 4,32% em 2018. O coordenador do IPC-S, Paulo Picchetti, disse que o índice surpreendeu pelo comportamento dos variados cortes de carne bovina, que mostram alívio, embora ainda em patamar elevado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags