Economia

Petrobras diz que mantém política de preços da gasolina

Em nota, a estatal informa que, em função dos últimos acontecimentos ocorridos no Oriente Médio, segue com o processo de monitoramento do mercado internacional; tendência do mercado externo é de alta

Correio Braziliense
postado em 03/01/2020 20:21

Em nota, a estatal informa que, em função dos últimos acontecimentos ocorridos no Oriente Médio, segue com o processo de monitoramento do mercado internacional; tendência do mercado externo é de altaA Petrobras informou na noite desta quinta-feira (3/1) que manterá a política de preços. Em nota, a estatal informa que, em função dos últimos acontecimentos ocorridos no Oriente Médio, segue com o processo de monitoramento do mercado internacional.

 

“A companhia ressalta que, de acordo com suas práticas de precificação vigentes, não há periodicidade pré-definida para a aplicação de reajustes. A empresa seguirá acompanhando o mercado e decidirá oportunamente sobre os próximos ajustes nos preços”, diz um trecho do documento.

 

Na prática, a tendência é de que, em breve, seja anunciado o aumento do preço da gasolina e do diesel tendo em vista a alta do preço do barril do petróleo no mercado externo (o barril do tipo brent subiu 3,64% cotado a US$ 68,66). Isso, somado à alta do dólar que subiu 0,74%, cotado a R$ 4,07.

 

A alta do custo do barril de petróleo atinge diretamente o Brasil. Desde 2017, a Petrobras adota uma política que repassa ao preço da gasolina e do diesel nas refinarias a variação da cotação internacional do petróleo e dólar. Ou seja, se o valor sobe no exterior, os combustíveis tendem, também, a subir no mercado interno. É uma forma da estatal de preservar os lucros sob a ótica da exportação e importação.

 

Para evitar a escalada dos preços, Bolsonaro convocou uma reunião na segunda-feira (6/1) com técnicos da Petrobras e da área econômica para discutir os impactos da alta do preço do barril de petróleo no mercado interno. Ele garante, contudo, que a reunião é apenas para discutir o diagnóstico sobre o cenário e eventuais medidas para mitigar os efeitos sobre os custos da gasolina e do óleo diesel, não havendo quaisquer relações com uma possível intervenção na política de preços da estatal.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags