Correio Braziliense
postado em 10/01/2020 11:51
Além das carnes, os combustÃveis também pressionaram a inflação oficial no PaÃs em dezembro. As famÃlias gastaram 1,54% a mais com Transportes, segundo os dados do Ãndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE).
Os preços dos combustÃveis subiram 3,57% em dezembro, impulsionados pela alta de 3,36% na gasolina, segundo maior impacto individual no IPCA do mês, uma contribuição de 0,14 ponto porcentual. O etanol ficou 5,50% mais caro.
As passagens aéreas registraram alta de 15,62% em dezembro, terceiro maior impacto no mês, o equivalente a 0,07 ponto porcentual.
O ônibus interestadual aumentou 3,28% em dezembro, puxado por um reajuste médio de 14,00% no valor das passagens em Salvador a partir de 5 de dezembro.
O ônibus intermunicipal subiu 0,25%, com um reajuste médio de 4,00% no valor das passagens em Belém com vigência a partir de novembro, mas apropriado no Ãndice desde dezembro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.