Correio Braziliense
postado em 11/01/2020 04:04
Mais de 120 milhões de pessoas físicas e jurídicas registradas no Cadastro Positivo podem ter, a partir deste sábado, informações financeiras pessoais consultadas por empresas e bancos para avaliação de concessão de crédito. O programa funciona como um banco de dados de consumidores contendo o histórico de pagamentos feitos pelos clientes, como prestações de financiamento bancário e pagamento de mensalidades de cartões de crédito. Segundo o SPC, as pessoas já foram informadas da inclusão no cadastro por meio de e-mail, SMS ou carta. Caso o consumidor tenha cadastro aberto, mas não tenha sido avisado, deve registrar uma reclamação no Procon.
Bancos, comerciantes e empresas que emprestam dinheiro poderão consultar as informações do cadastro para decidir se concedem crédito ou não aos tomadores. O objetivo é premiar os bons pagadores: quem paga as contas em dia terá acesso facilitado e crédito, por exemplo, e poderá até ser beneficiado com taxas de juros mais favoráveis na concessão de um empréstimo. O acesso às informações do cadastro será permitido apenas a empresas ou instituições nas quais o consumidor tenha buscado crédito.
Consentimento
São cinco os dados disponíveis no cadastro: o score; o índice de pontualidade de pagamento; o índice de comportamento de gastos; a quantidade de consultas que o CPF do consumidor tem e o histórico consolidado de compromissos assumidos. O último item, para ser acessado, precisa de consentimento do consumidor.
Score é uma espécie de nota de assiduidade de pagamentos, atribuída por repartições financeiras como o Serasa e o SPC. As instituições avaliam de zero a mil a probabilidade da pessoa quitar uma conta. Essa nota é o score. Quanto mais próximo de mil, menor a chance de inadimplência.
A previsão é de que, no futuro, o banco de dados também contenha informações repassadas por empresas de varejo, telefonia e concessionárias de água e luz. O objetivo é que consumidores sem conta em banco também entrem para o cadastro. Aqueles que já foram notificados da inclusão podem acessar seu score de crédito e histórico de compromissos financeiros nos sites da Boa Vista, Quod, Serasa e SPC. O acesso é permitido a partir de cadastro com e-mail e senha, e aceitação de um termo de compromisso.
Caso a pessoa não queira ter os dados no cadastro, basta solicitar a retirada. A saída é gratuita e pode ser feita a qualquer momento por meio dos sites das mesmas repartições em que se acessa o cadastro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.