Correio Braziliense
postado em 13/01/2020 11:08
Os investimentos na economia brasileira recuaram em novembro, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no Produto Interno Bruto), recuou 1% em relação a outubro.
A queda foi puxada por uma retração de 4% nos investimentos em máquinas e equipamentos.
Por outro lado, houve melhora nos componentes de construção civil, com alta de 0,5% em novembro ante outubro, e nos outros ativos fixos, com elevação de 0,4% no perÃodo.
Na comparação com novembro de 2018, o Indicador Ipea de FBCF caiu 1,8%.
A construção civil avançou 0,6% e os outros ativos fixos tiveram alta de 3,9%, mas máquinas e equipamentos recuaram 6,7%.
O indicador acumulado em 12 meses teve desaceleração no ritmo de crescimento, passando de um avanço de 2,6% até outubro para 2,1% até novembro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.