Correio Braziliense
postado em 15/01/2020 04:42
Um dos maiores especialistas em carreiras e mercado de trabalho do Brasil, Alberto Roitman afirma que o ano-novo exige também uma nova postura de quem pretende dar um upgrade na carreira. Escritor e consultor, autor dos livros Você é o que você entrega! e A Última Chance!, ele garante que a chave do sucesso, além da qualificação, será o marketing pessoal. “Em 2020, não teremos espaço para a humildade burra. Como 2020 vai ser o ano da ousadia, faça seu marketing pessoal. Ouse e deixe claro para todos ao seu redor a sua ambição”, diz.
Roitman conta que esteve em pelo menos 150 empresas em 2019, falando com aproximadamente 10 mil pessoas em treinamentos e palestras. Uma das conclusões é de que o comportamento pessimista prejudica o ambiente de trabalho e contamina toda a equipe. “Apesar dos indicadores econômicos darem sinais de melhoria, é muito cedo para dizer que a crise passou. Isso não significa que você vai culpar o mercado, os concorrentes ou o governo pela demora da concretização dos indicadores. Apesar de a tentação ser grande em dizer que ainda estamos em dificuldade, o objetivo aqui é se distanciar dos pessimistas.”
Outra dica importante para quem busca um lugar ao sol no mercado de trabalho ou pretende melhorar de cargo e salário é o chamado networking, prática que consiste em investir no fortalecimento de seus contatos profissionais. “Devemos fazer networking todo dia, toda hora. Faça uma lista de 100 pessoas de que precisa se aproximar. Trate a sua carreira como um grande projeto. Mas para que as coisas aconteçam, você precisa se aproximar das pessoas certas”, aconselha Roitman.
O especialista dá outras sugestões. “Faça uma lista de pessoas que você precisa se relacionar e se aproximar para ser visto e lembrado. Essa dica é chave, pois ela representa uma forte essência do que é o marketing pessoal. Em seguida, trace uma estratégia para conversar com cada uma dessas pessoas de maneira quinzenal ou mesmo semanal.”
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.