Economia

Governo Federal lança nova página para divulgar gastos com compras

Cidadãos terão acessos aos gastos nos contratos e fornecedores aos planos de compras para 2020

Augusto Fernandes
postado em 15/01/2020 09:09
 (foto: Lucas Pacífico/CB/D.A Press)
(foto: Lucas Pacífico/CB/D.A Press)

Homem com carrinho de compras sobre seta de navegação na internet que clica em botão de compra.O governo federal formulou um novo portal de transparência para divulgar dados referentes a todas as contratações públicas realizadas pelo Poder Executivo, que vai disponibilizar informações como quantidades e valores de processos de compra por item, tipo, órgão, modalidade de licitação, fornecedores, dentre outros.

Intitulado Painel Compras, a ferramenta pretende ser bastante interativa e vai permitir a qualquer cidadão se inteirar sobre o que o Ministério da Economia definiu como ;ciclo de vida da contratação pública;, facilitando a divulgação das compras realizadas, o entendimento das etapas de contratação e o monitoramento dos gastos, promovendo a transparência e o controle social.

;Nós já tínhamos uma versão anterior, mas que não era tão complexa como essa. Acumulamos uma grande massa de dados ao longo dos anos, mas não tínhamos ferramentas tecnológicas e gerenciais apropriadas para fazer o tratamento no nível adequado. Mas conseguimos idealizar um sistema novo e, agora, isso é o que há de mais vanguarda na área de gestão da informação e de tecnologia. Isso é fundamental, pois dados estatísticos são o petróleo do século 21;, frisa o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.

Há alguns anos, a pasta tem apostado em outros paineis com a mesma finalidade de transparência, e idealizou portais para divulgar informações como: gastos do governo federal referentes a viagens; transferências da União para estados, municípios e organizações de terceiro setor; preços praticados pelo Poder Executivo em licitações; etc.

;O que lançamos agora integra um conjunto de outros paineis que entregam muito valor em termos de gestão e transparência. A importância que ele tem é fundamental, pois permite tanto ao alto escalão do governo federal ter um olhar panorâmico do Executivo como um todo, quanto a cada gestor, dentro do seu órgão, poder identificar coisas que sejam úteis para o seu trabalho do dia a dia;, analisa Heckert. ;Nós cumprimos uma obrigação ao darmos transparência à sociedade, daquilo que que estamos fazendo, mas também ganhamos uma grande ferramenta de gestão;, completa.

A partir do amplo leque de números e informações, o governo federal espera ganhar mais consciência para realizar os processos de compras. ;No âmbito do Poder Executivo, a nossa diretriz é centralizar para ganhar eficiência. Ao longo do tempo, esperamos ter um conjunto menor de unidades compradoras e de processos de compra, pois sabemos que, juntando, temos ganho de escala, tanto no preço que se paga em cada processo quanto no custo operacional;, analisa Heckert. ;Queremos estimular os órgãos do Executivo federal a cada vez mais agregar e centralizar as suas contratações;, completa.

Vantagens do Painel de Compras:

  • É ferramenta de apoio à tomada de decisões dos gestores, visando maior racionalização dos gastos públicos;
  • Possibilita análise comparativa por qualquer cidadão dos gastos de cada órgão ou entidade, com o foco na melhor utilização do recurso público;
  • Dá publicidade e transparência às ações governamentais e reforçar o controle social;
  • Torna mais amigável o monitoramento de gastos das compras do Governo Federal;
  • Fornece gráficos dinâmicos com as informações selecionadas;
  • Pode ser acessado por diversos tipos de equipamentos, como computadores, notebooks, tablets e smartphones;
  • Acesso gratuito para qualquer órgão público e cidadão.

Fonte: Secretaria de Gestão do Ministério da Economia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação