Economia

Governo Federal lança nova página para divulgar gastos com compras

Cidadãos terão acessos aos gastos nos contratos e fornecedores aos planos de compras para 2020

Correio Braziliense
postado em 15/01/2020 09:09

Homem com carrinho de compras sobre seta de navegação na internet que clica em botão de compra.O governo federal formulou um novo portal de transparência para divulgar dados referentes a todas as contratações públicas realizadas pelo Poder Executivo, que vai disponibilizar informações como quantidades e valores de processos de compra por item, tipo, órgão, modalidade de licitação, fornecedores, dentre outros.

Intitulado Painel Compras, a ferramenta pretende ser bastante interativa e vai permitir a qualquer cidadão se inteirar sobre o que o Ministério da Economia definiu como “ciclo de vida da contratação pública”, facilitando a divulgação das compras realizadas, o entendimento das etapas de contratação e o monitoramento dos gastos, promovendo a transparência e o controle social.

 

“Nós já tínhamos uma versão anterior, mas que não era tão complexa como essa. Acumulamos uma grande massa de dados ao longo dos anos, mas não tínhamos ferramentas tecnológicas e gerenciais apropriadas para fazer o tratamento no nível adequado. Mas conseguimos idealizar um sistema novo e, agora, isso é o que há de mais vanguarda na área de gestão da informação e de tecnologia. Isso é fundamental, pois dados estatísticos são o petróleo do século 21”, frisa o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.

 

Há alguns anos, a pasta tem apostado em outros paineis com a mesma finalidade de transparência, e idealizou portais para divulgar informações como: gastos do governo federal referentes a viagens; transferências da União para estados, municípios e organizações de terceiro setor; preços praticados pelo Poder Executivo em licitações; etc. 

 

“O que lançamos agora integra um conjunto de outros paineis que entregam muito valor em termos de gestão e transparência. A importância que ele tem é fundamental, pois permite tanto ao alto escalão do governo federal ter um olhar panorâmico do Executivo como um todo, quanto a cada gestor, dentro do seu órgão, poder identificar coisas que sejam úteis para o seu trabalho do dia a dia”, analisa Heckert. “Nós cumprimos uma obrigação ao darmos transparência à sociedade, daquilo que que estamos fazendo, mas também ganhamos uma grande ferramenta de gestão”, completa.

 

A partir do amplo leque de números e informações, o governo federal espera ganhar mais consciência para realizar os processos de compras. “No âmbito do Poder Executivo, a nossa diretriz é centralizar para ganhar eficiência. Ao longo do tempo, esperamos ter um conjunto menor de unidades compradoras e de processos de compra, pois sabemos que, juntando, temos ganho de escala, tanto no preço que se paga em cada processo quanto no custo operacional”, analisa Heckert. “Queremos estimular os órgãos do Executivo federal a cada vez mais agregar e centralizar as suas contratações”, completa.

Vantagens do Painel de Compras:

 

  • É ferramenta de apoio à tomada de decisões dos gestores, visando maior racionalização dos gastos públicos;
  • Possibilita análise comparativa por qualquer cidadão dos gastos de cada órgão ou entidade, com o foco na melhor utilização do recurso público;
  • Dá publicidade e transparência às ações governamentais e reforçar o controle social;
  • Torna mais amigável o monitoramento de gastos das compras do Governo Federal;
  • Fornece gráficos dinâmicos com as informações selecionadas;
  • Pode ser acessado por diversos tipos de equipamentos, como computadores, notebooks, tablets e smartphones;
  • Acesso gratuito para qualquer órgão público e cidadão.

 

 

Fonte: Secretaria de Gestão do Ministério da Economia

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