Economia

Empresários preocupados

Correio Braziliense
postado em 22/01/2020 04:15
A questão ambiental é uma das principais preocupações da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), representante de produtores de farelo, óleos vegetais e biodiesel. Para o setor, o governo não faz o suficiente para fortalecer a imagem de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente, importante para apoiar as exportações, especialmente de soja para a Europa — um mercado anual de R$ 130 bilhões. “Faltou (o governo) vestir o sapato do setor exportador”, assinalou André Nassar, presidente executivo da Abiove.

A reclamação é antiga, mas ganha vulto no momento em que a guerra comercial entre Estados Unidos e China tende a chegar ao fim, o que pode repercutir em toda a cadeia produtiva. “Vários setores agrícolas se organizam para ter negócios com a China”, disse ele. “Mas os concorrentes podem alegar que os brasileiros não estão fazendo o dever de casa no meio ambiente. Quando, na verdade, são constantes as estratégias de monitoramento da cadeia, as informações geográficas e os trabalhos para afastar as invasões a terras embargadas indígenas e o desmatamento.”

“Temos essa discussão. Os europeus pressionam a gente por essa questão de desmatamento. Há pontos de atenção na Europa e na China. Mas também temos toda a cadeia de informações para o consumidor”, afirmou Nassar. Uma das formas de demonstrar os movimentos positivos para a preservação dos recursos naturais seria, disse Nassar, a modernização de mecanismos de aferição do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Atualmente, ele é autodeclaratório, ou seja, as empresas colocam lá os seus dados, mas não existe uma fiscalização oficial das informações. “É preciso que o CAR seja analisado. Um CAR bom e certificado é uma ferramenta importante. É um baita ativo. O governo não está priorizando certos controles”, salientou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags