Economia

BC aprimora regras de prevenção à lavagem de dinheiro

Deputados estaduais, vereadores e os parentes de segundo grau desses parlamentares entraram na lista de pessoas que são submetidos a uma análise financeira especial

Correio Braziliense
postado em 23/01/2020 15:49
A mudança faz parte da Circular nº 3.978 do Banco CentralO Banco Central publicou novas regras de prevenção à lavagem de dinheiro nesta quinta-feira (23/1). A ideia é apertar o cerco contra os políticos e as pessoas politicamente expostas que podem usar o sistema financeiro para desviar dinheiro. E, por isso, amplia o rol de pessoas que devem ser submetidas a uma análise financeira especial.

Hoje, os deputados federais, os senadores e os seus parentes de primeiro graus já são submetidos a essa análise financeira especial, que pode notificar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre a realização de movimentações suspeitas. Nos estados, porém, apenas os presidentes das assembleias legislativas e das câmaras municipais eram submetidos a essa análise. 

A nova norma do Banco Central inclui nesse sistema de prevenção à lavagem de dinheiro, portanto, os deputados estaduais, os vereadores e os parentes de até segundo grau de todos esses parlamentares. Membros de conselhos superiores também entraram na lista das chamadas "pessoas politicamente expostas". Dezenas de milhares de pessoas passarão, então, a ter suas contas analisadas de forma mais detalhada.

A mudança faz parte da Circular nº 3.978 do Banco Central, que foi publicada nesta quinta-feira e entra em vigor em julho. A circular ainda determina que os bancos que operam no Brasil, sejam eles nacionais ou estrangeiros, tenham uma política específica para essa análise de risco. O diretor dessa área ainda terá a missão de aprimorar o contato com o Banco Central e com órgãos de inteligência financeira como o Coaf em caso de movimentações suspeitas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags