Economia

Trump assina acordo comercial com México e Canadá na próxima semana

O novo acordo comercial da América do Norte se apresenta como uma atualização do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), de 1994

Correio Braziliense
postado em 24/01/2020 08:24
A atualização do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), de 1994, foi criticado por Trump durante muito tempo.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assina na semana que vem o novo acordo comercial da América do Norte com México e Canadá - informou uma fonte da Casa Branca nesta quinta-feira (24/1).

Fruto de anos de negociações entre estes três sócios, o USMCA (na sigla em inglês) se apresenta como uma atualização do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), de 1994, criticado por Trump durante muito tempo. O presidente americano chegou a ameaçar pôr um fim definitivo ao pacto.

Na semana passada, o texto foi aprovado pelo Senado dos EUA. Segundo funcionários da Casa Branca, deve ser ratificado por Trump na quarta-feira.

O Nafta criou uma ampla zona de livre-comércio na América do Norte, que levou a mudanças radicais na composição das indústrias nos três países e a um grande aumento das trocas transfronteiriças de bens, serviços e pessoas.

O novo acordo muda as regras de conteúdo na fabricação de automóveis e estabelece salários mais altos para alguns trabalhadores mexicanos do setor automotivo.

Também estabelece mudanças no comércio eletrônico, a proteção da propriedade intelectual e a solução de controvérsias para os investidores, assim como regras trabalhistas mais rígidas que demandam reformas na legislação trabalhista do México.

O México ratificou o novo acordo em 10 de dezembro. Espera-se que o Canadá faça o mesmo nas próximas semanas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags