Correio Braziliense
postado em 27/01/2020 14:02
A demanda por crédito do consumidor registrou queda de 1,2% em dezembro de 2019 ante novembro, já descontados os ajustes sazonais, segundo levantamento realizado pela Boa Vista. A queda foi a primeira registrada pelo Ãndice após quatro altas seguidas. De acordo com a Boa Vista, é esperado uma melhora para os primeiros meses de 2020, caso as perspectivas sobre o consumo e a redução das taxas de juros favoreçam a demanda por crédito.
O mesmo indicador mostrou um aumento de 4% no acumulado dos 12 meses do ano passado ante 2018. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro apresentou elevação de 6,1% no ano, enquanto o segmento Não Financeiro registrou evolução de 2,5% na mesma base de comparação.
Segundo a Boa Vista, a trajetória do indicador em 2019 mostra certa estabilidade no crescimento da demanda por crédito ao longo do ano, e reflete o tÃmido crescimento da economia e as altas taxas de desemprego e subutilização da mão de obra.
Para a empresa, a redução do endividamento e comprometimento de renda são fatores importantes para acelerar o movimento da demanda por crédito.
A demanda por crédito do consumidor é medida a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. O Ãndice têm como base a média de 2011 e passam por ajuste sazonal para calcular a variação mensal.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.