Assunto polêmico, que chegou até a Presidência da República, os subsídios para geração distribuída de energia elétrica, entre elas a solar, produzida por painéis fotovoltaicos, representam um custo extra para todos os consumidores brasileiros de R$ 1 bilhão por ano. O alerta foi feito ontem pelo presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira, entrevistado do CB.Poder, parceria entre o Correio e a TV Brasília. “Não existe taxação do sol. A frase pegou. Não se teve a informação de forma adequada. O que se chamou disso foi o subsídio, criado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2012, para incentivar a geração distribuída”, explicou. Segundo ele, os consumidores brasileiros pagam, na conta de luz, todos os encargos embutidos na tarifa de energia. “Redução de subsídio é fundamental para se ter modicidade tarifária.” (SK)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.