Correio Braziliense
postado em 29/01/2020 12:49
O número de companhias que demandaram crédito aumentou 9,6% em 2019 na comparação com 2018, maior crescimento da série histórica acumulada anual, iniciada em 2008. Na comparação entre dezembro de 2019 e dezembro de 2018, o acréscimo foi de 22,5%, de acordo com os dados do Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.
A Serasa Experian destaca as regiões Norte e Sudeste, que cresceram acima da média nacional do acumulado no ano.
A região Norte foi a que apresentou maior crescimento, em 11,9%, enquanto no Sudeste foi observado uma alta de 11,4%.
Atrás, ficaram Nordeste (9,6%), Centro-Oeste (8,1%) e Sul (5,9%).
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os juros a nÃveis historicamente baixos e os recordes recentes de nascimento de empresas, puxados principalmente pelos Microempreendedores Individuais, explicam o aumento observado pelo Indicador.
Além das microempresas, houve também crescimento entre as companhias de médio e grande porte, que apresentaram alta de 19,8% e 19,2%, respectivamente.
Rabi ressalta, porém, que "o aumento foi sobre uma base de comparação deprimida", já que os últimos quatro anos apresentaram variações acumuladas negativas. Segundo ele, o resultado representou "a recuperação de um terreno perdido".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.