Economia

Paulo Guedes pede desculpas por chamar servidores de ''parasitas''

Depois da repercussão no fim de semana, ministro mandou mensagem pelo WhatsApp para se retratar com servidores públicos

Correio Braziliense
postado em 10/02/2020 14:56

O ministro ainda disse que não estava se referindo aos servidores quando usou o termo parasitaO ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira (10/2) que se expressou mal ao comparar servidores a parasitas durante uma palestra de defesa da reforma administrativa na última sexta-feira (7/2). Ele pediu, então, desculpas a quem acabou ofendendo com essa declaração.

 

"Eu me expressei muito mal, e peço desculpas não só a meus queridos familiares e amigos mas a todos os exemplares funcionários públicos a quem descuidadamente eu possa ter ofendido", afirmou Paulo Guedes em mensagem enviada pelo WhatsApp a alguns jornalistas nesta segunda-feira.

 

O ministro ainda disse que não estava se referindo aos servidores quando usou o termo parasita, mas a municípios que estão em situação extrema de crise fiscal. "Eu não falava de pessoas, falava dos casos extremos em que municípios e estados gastam todas as receitas com salários elevados de modo que nada sobrava para educação segurança saúde e saneamento", alegou Guedes. 

O ministro acabou, então, fazendo uma nova analogia do que seria o parasita e o hospedeiro nesta situação. Desta vez, sem citar os servidores. "Se o estado existe para si próprio então é como um parasita (o estado perdulário) maior que o hospedeiro (a sociedade)", afirmou, reiterando, contudo, que nesta situação não é possível dar reajustes automáticos ao funcionalismo.

 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags