Correio Braziliense
postado em 10/02/2020 17:25
Os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 3,44 milhões de toneladas de carga em janeiro, informou a empresa pública Portos do Paraná, em nota, nesta segunda-feira, 10. Houve alta nos volumes de carga geral e granéis lÃquidos, com destaque para embarques de açúcar em saca, contêineres, óleo vegetal e derivados de petróleo. Os granéis sólidos representam mais de 55% da movimentação (1,9 milhão de toneladas), mas os maiores crescimentos ocorreram em embarques e desembarques de granéis lÃquidos (+25% ante igual mês do ano anterior) e de carga geral (+19% na mesma base de comparação).
Entre os granéis lÃquidos, a movimentação de óleos vegetais, principalmente de soja, foi de 27.548 toneladas em janeiro, 6% acima de igual perÃodo de 2019. Esses produtos são exportados principalmente para a Ãsia.
"A explicação para a exportação acentuada que tivemos no inÃcio do ano, diferente de anos anteriores, é que o preço do produto no mercado argentino, nosso principal concorrente nas exportações para o mercado asiático, estava superior ao preço brasileiro. Acaba-se, então, buscando o mercado brasileiro para suprir a demanda internacional", afirma Lucas Cézar Guzen, gerente de uma das operadoras que movimenta o produto no porto, a Cattalini, na nota.
Os principais consumidores do óleo vegetal exportado pelo Porto de Paranaguá são China e Ãndia, de acordo com Guzen. Segundo ele, a expectativa para o ano, porém, é de redução na exportação dos óleos vegetais, motivada pelo maior consumo interno com o aumento da mistura do biodiesel no óleo diesel de 11 para 12%.
No segmento de carga geral, 25.077 toneladas de açúcar em saca foram exportadas para a Ãfrica em janeiro, gerando aumento de 17% para o segmento do açúcar em geral, mesmo o produto a granel tendo registrado queda de 10%. Em igual perÃodo do ano passado não houve nenhum embarque de açúcar ensacado. A operação foi realizada pela Marcon, no Porto de Paranaguá.Segundo o gerente de operações da empresa, Jorge MaurÃcio de Lemos, antes os embarques do açúcar ensacado ocorriam de abril até novembro.
"Porém, nos últimos anos, houve uma alteração devido à s condições mercadológicas. Hoje o Brasil concorre com a Ãndia, Tailândia, Paquistão e Vietnam, paÃses mais próximos das áreas importadoras, cujos fretes marÃtimos são mais compensadores. Isso tem afetado nossos exportadores", explica.
Ãfrica e Ãsia são os principais destinos do produto que vem, principalmente, dos Estados de São Paulo e do Paraná. Em saca, o açúcar exportado pelos portos paranaenses pode ser granulado ou refinado. Para 2020, é esperado um bom volume de exportação após uma menor produção na Ãndia, segundo o representante da Marcon.
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