Economia

CEB vence categoria Centro-Oeste no Prêmio Aneel de Qualidade

Critério para escolha foi a avaliação dos consumidores em 2019

Correio Braziliense
postado em 12/02/2020 20:10

Critério para escolha foi a avaliação dos consumidores em 2019A Companhia Energética de Brasília Distribuição (CEB) recebeu o Prêmio Aneel de Qualidade ao ser considerada a concessionária com melhor avaliação do consumidor na região Centro-Oeste em 2019. A cerimônia de premiação foi nesta quarta-feira (12/2). 

 

A Celesc foi a vencedora da principal categoria do reconhecimento entre as distribuidoras de grande porte. A premiação foi entregue pela Agência Nacional de Energia Elétrica a concessionárias e cooperativas de eletrificação rural melhor avaliadas por seus consumidores no ano passado em 14 categorias. 

 

Na abertura do evento, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, destacou a premiação como propulsora da melhoria contínua na qualidade dos serviços distribuidoras. “Estamos falando de um Setor que investe 12 bilhões de reais por ano, movimentando a economia dos estados e do país. De um setor que é permanentemente cobrado tanto pela Aneel, quanto pela sociedade a ser mais eficiente e a oferecer melhor qualidade “, disse.

 

O diretor-geral apontou também a importância do diálogo entre as distribuidoras e a sociedade.  “Distribuir energia elétrica, esse bem tão essencial à vida das pessoas, é trabalho que exige planejamento, muito conhecimento de engenharia e competência técnica. Mas ao mesmo tempo também requer sensibilidade e trato para dialogar com todas as camadas da população”, ressaltou Pepitone.

 

"O Prêmio de Qualidade mais do que valorizar o mérito, estimula a competência, as boas práticas de gestão e a desejável aproximação das distribuidoras com seus clientes. É louvável a iniciativa de divulgar à sociedade a percepção dos consumidores residenciais com relação aos resultados da gestão das distribuidoras, fomentando a participação pública nos processos típicos da atuação do Estado”, destacou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. 

 

Para receber o prêmio regional, foi considerada a melhora de 12,5% na nota de avaliação da CEB em relação a 2018. Entre as concessionárias de grande porte, acima de 400 mil unidades consumidoras, a distribuidora do Distrito Federal ficou em 7° lugar, dentre 31 empresas.

 

“Receber o prêmio como resultado de uma pesquisa dos consumidores do Distrito Federal foi realmente uma alegria. É uma chancela dos nossos consumidores pelo trabalho que esta administração vem desenvolvendo na companhia”, declarou Edison Garcia, diretor-geral da CEB Distribuição. “Tem sido um trabalho de muito esforço para reestruturar e equilibrar a companhia, além de prestar um serviço de boa qualidade para o consumidor. Todo esse esforço é compensado e reconhecido nesse prêmio da Aneel e pelos consumidores”, disse.

Recuperação

Segundo o secretário de Governo, José Humberto Pires, que representou o governador Ibaneis Rocha na premiação, Edison Garcia tem feito um trabalho extraordinário de recuperação da Companhia. “Nós todos aplaudimos e reconhecemos o esforço, tanto da diretoria como de todos os funcionários da CEB, neste trabalho de reconquista da credibilidade junto ao consumidor. Um prêmio que tem efeito muito mais forte para aqueles que, em seu dia a dia, enfrentam desafios para fazer a empresa funcionar cada vez melhor”, completou ele.

 

A pesquisa de opinião, realizada anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A Aneel premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas.

Confira a lista dos vencedores:

Permissionárias até 10 mil unidades consumidoras: Coopermila

Permissionárias acima de 10 mil unidades consumidoras: Coopercocal

Região Norte: Energisa Tocantins

Região Nordeste: Sulgipe

Região Centro-Oeste acima de 30 mil unidades consumidoras: CEB D

Sul, Sudeste e Centro-Oeste até 30 mil unidades consumidoras: Mux Energia

Sul e Sudeste acima de 30 mil até 400 mil unidades consumidoras: DMED

Sudeste acima de 400 mil unidades consumidoras: Energisa Sul Sudeste

Sul acima de 400 mil unidades consumidoras: Celesc

Brasil – Concessionárias até 400 mil unidades consumidoras: Mux Energia

Brasil – Concessionárias acima de 400 mil unidades consumidoras: Celesc

Brasil – Permissionárias: Coopercocal

Maior crescimento anual Concessionárias 2018/2019: Eletrocar

Maior crescimento anual Permissionárias 2018/2019: Cerrp 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags