Economia

Varejo sobe 1,2% no 4º tri ante 3º tri de 2019 e avança 3,3% ante 4º tri de 2018

Correio Braziliense
postado em 12/02/2020 11:00
As vendas do comércio varejista subiram 1,2% no quarto trimestre de 2019 em relação ao terceiro trimestre do ano passado, divulgou nesta quarta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "No primeiro semestre, o varejo estava muito estabilizado. A recuperação está toda localizada no segundo semestre do ano", ressaltou Isabella Nunes, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. Na comparação com o quarto trimestre de 2018, o volume vendido cresceu 3,3% no quarto trimestre de 2019. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas subiram 0,7% no quarto trimestre de 2019 ante o terceiro trimestre. Na comparação com o quarto trimestre de 2018, houve elevação de 4,5% no quarto trimestre do ano passado. Média móvel trimestral O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 0,2% em dezembro de 2019, divulgou o IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou recuo de 0,2% em dezembro. Revisões O IBGE informou nesta quarta-feira, por meio da Pesquisa Mensal de Comércio referente a dezembro de 2019, que revisou o resultado das vendas no varejo em novembro ante outubro, de uma alta de 0,6% para avanço de 0,7%. A taxa de vendas do varejo ampliado - que inclui as atividades de veículos e material de construção - em novembro ante outubro foi revista de -0,5% para -0,6%. O resultado de outubro ante setembro passou de 0,8% para 0,7%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags