Economia

Prévia do PIB indica crescimento econômico de 0,89% em 2019, diz BC

O número, divulgado nesta sexta-feira (13/2), mostra uma desaceleração da economia brasileira

Correio Braziliense
postado em 14/02/2020 10:19

Venda no comércioPrévia do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC) indica que a economia brasileira cresceu 0,89% em 2019, resultado inferior ao de 2018 e também das projeções do PIB.

O número, divulgado nesta sexta-feira (13/2), mostra uma desaceleração da economia brasileira. Afinal, tanto em 2018 quanto em 2017, o IBC-BR cresceu acima de 1%. O crescimento de 0,89% também está aquém das expectativas do governo e do mercado para o PIB, que giram em torno de 1,12%. 

 

O resultado oficial da economia brasileira no ano passado só será divulgado em março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto já afirmou, contudo, que os principais setores da economia brasileira — indústria, comércio e serviços — apresentaram resultados pequenos em 2019.

 

Desempenho mensal

Segundo os dados do IBC-BR, a recuperação da economia brasileira perdeu força ao longo do segundo semestre do ano passado. O mês de dezembro, por exemplo, apresentou um resultado 1,28% inferior ao mesmo mês de 2018. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags