Correio Braziliense
postado em 18/02/2020 08:18
O Ãndice que mede a recuperação de crédito no PaÃs registrou queda de 3,9% em janeiro na comparação com dezembro, com ajuste sazonal, informa a Boa Vista. Em relação ao primeiro mês de 2019, sem ajuste, o declÃnio foi de 4%, enquanto no acumulado em 12 meses a retração foi de 2,9%.
Em nota, a Boa Vista cita que os principais fatores por trás da dificuldade dos consumidores em recuperar o crédito são os elevados nÃveis de desocupação e subutilização da mão de obra e o fraco crescimento da renda.
De um lado, o indicador de registros de inadimplência vem apresentando queda em 12 meses, sugerindo que boa parte dos consumidores ainda está conseguindo manter em dia o pagamento de novas dÃvidas.
De outro, acrescenta, além da queda mensal em janeiro, o indicador de recuperação também segue negativo nesta base de comparação (-2,9% em janeiro), mostrando a dificuldade que os consumidores com dÃvidas em atraso encontraram para reequilibrarem sua situação financeira e saÃrem do cadastro de inadimplentes nos últimos meses.
Regiões
Por região houve alta (1,4%) somente no Norte do Brasil em 12 meses terminados em janeiro. No Sul (-7,1%), Centro Oeste (-2,4%), Sudeste (-2,3%) e Nordeste (-2,2%) houve declÃnios.
Em contrapartida, na comparação mensal, todas as regiões registraram retração em janeiro. No mesmo sentido, na comparação interanual, as regiões também apresentaram resultado negativo, com Sul e Nordeste registrando as quedas mais expressivas, de 8,4% e 4,5%, respectivamente.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.