Correio Braziliense
postado em 27/02/2020 12:53
A Petrobras informou nesta quinta-feira, 27, que iniciou um Teste de Longa Duração (TLD) de 180 dias em águas profundas no campo de Farfan, na bacia Sergipe-Alagoas, localizado a cerca de 70 quilômetros da costa de Sergipe. O TLD de Farfan é o primeiro que será realizado em águas ultraprofundas no Nordeste.
Segundo a estatal, o poço está localizado em lâmina d'água de aproximadamente 2,5 mil metros, "sendo o mais profundo que a Petrobras já colocou para produzir no Brasil".
Os TLDs são importantes para comprovar a qualidade do reservatório e definir os futuros projetos de desenvolvimento da produção. Durante o Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) foi identificado "óleo de excelente qualidade", informou a empresa.
As informações técnicas coletadas durante a fase de testes darão suporte para definir os próximos passos do projeto Sergipe Ãguas Profundas - Módulo 1 (SEAP 1), do qual Farfan faz parte. Nesta fase, a produção é iniciada em caráter de teste, sem fins comerciais.
A produção média prevista durante a realização do teste será de aproximadamente 7 mil barris de óleo por dia e 500 mil m³ por dia de gás associado, sendo uma parcela consumida como combustÃvel no próprio FPSO.
A FPSO responsável pelo teste, Cidade de São Vicente, foi ancorado no local no final de 2019.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.