Economia

Dados do IBGE mostram desaceleração dos investimentos em 2019

Foi o pior desempenho trimestral desde o fim de 2015, quando o Brasil estava imerso na sua maior crise econômica

Correio Braziliense
postado em 05/03/2020 06:00
ilustração de uma mãoA expectativa de que o Brasil recebesse uma nova rodada de investimentos já no início do governo de Jair Bolsonaro não se consolidou. Segundo o IBGE, a Formação Bruta de Capital Fixo, indicador que mede a aplicação de recursos em máquinas, equipamentos e construção de unidades de produção, avançou 2,2% em 2019, menos do que os 3,9% vistos em 2018. Além disso, no último trimestre do ano passado, houve queda de 3,3% em relação aos três meses anteriores. Foi o pior desempenho trimestral desde o fim de 2015, quando o Brasil estava imerso na sua maior crise econômica.

Com isso, o nível dos investimentos como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) subiu de 15,2% para 15,4%, mas permaneceu 21% abaixo do período pré-recessivo, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

“O comportamento dos investimentos segue claramente aquém do esperado, com queda de 3,3% no 4º trimestre e ritmo de recuperação muito lento, mesmo ao se analisar a média móvel de quatro trimestres”, avaliou a consultoria Modalmais logo após o IBGE divulgar os números do PIB brasileiro em 2019. Economista-chefe da empresa, Álvaro Bandeira acrescentou que o resultado prejudica o crescimento futuro da economia, ou seja, o PIB de 2020, cujas previsões já vêm sendo revistas para baixo por conta da epidemia do coronavírus. A XP Investimentos também classificou a “deterioração da formação bruta de capital fixo” como um destaque negativo do PIB.

De acordo com analistas, as turbulências políticas e a dificuldade na aprovação das reformas econômicas abalaram a confiança dos empresários em 2019. “Com o atraso das reformas e o ambiente de insegurança política, a confiança foi se diluindo ao longo do ano. O investidor ficou com o freio de mão puxado”, explicou o economista da Bluemetrix Ativos, Renan Silva. Segundo ele, o cenário pode se repetir neste ano. “Já estamos em março, continuamos com um retardo nas reformas e o coronavírus ainda está inibindo os investimentos. Os empresários estão esperando um ambiente mais seguro para investir”, afirmou.

Marcelo Azevedo, economista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), disse que o setor não investiu com força em 2019 porque a demanda interna só ganhou peso no segundo semestre. E, neste início de 2020, o cenário continua incerto. “A intenção de investimento foi afetada. Está em compasso de espera por sinais mais claros de retomada”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags