Correio Braziliense
postado em 09/03/2020 15:59
Os analistas do mercado financeiro reduziram para 1,99% a perspectiva de crescimento da economia brasileira neste ano ano de 2020. É a primeira vez que o número fica abaixo de 2% no Boletim Focus do Banco Central (BC).A projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro está caindo há quatro semanas consecutivas por conta do avanço do coronavírus pelo mundo. Mas, nesta semana, levou um tombo mais agressivo, porque também levou em conta o baixo crescimento de 1,1% registrado pela economia nacional em 2019.
A projeção do mercado para o PIB de 2020, que estava em 2,3% há exatamente um mês, passou, então, de 2,17% para 1,99% nesta semana. O crescimento abaixo dos 2%, porém, já era esperado e já havia sido precificado por bancos como o Itaú e o JP Morgan.
Diante da elevação do dólar, os analistas ouvidos pelo BC ainda elevaram de 3,19% para 3,2% a perspectiva de inflação para este ano de 2020 no Boletim Focus. Já as projeções para o câmbio e para a taxa básica de juros (Selic) foram mantidas em R$ 4,20 e 4,25% ao ano, respectivamente.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.