Correio Braziliense
postado em 09/03/2020 10:58
O Credit Default Swap (CDS) de cinco anos do Brasil, um termômetro do risco-paÃs, dispara na manhã desta segunda-feira, 9, com a forte aversão global a ativos de risco e se aproxima dos 200 pontos. O contrato bateu os 193,75 151 pontos, nÃvel 50 pontos superior ao registrado no último fechamento, quando marcou 144,52 pontos, de acordo com cotações da IHS Markit. O CDS de cinco anos do Brasil está abaixo de 200 pontos desde janeiro de 2019.
A segunda-feira está marcada por forte estresse em todos mercados locais - juros, câmbio e bolsa - e internacionais.
O principal motivo é a forte depreciação do petróleo em Londres e em Nova York, provocada pelo anúncio da Arábia Saudita que decidiu cortar os preços da commodity no fim de semana, numa reação ao fracasso da Opep+ na última sexta-feira de fechar um acordo para reduzir ainda mais a produção coletiva do grupo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.