Economia

Guedes envia lista de projetos prioritários para o Congresso

Essa lista, contudo, não se limita às reformas e conta com 48 propostas diferentes, das quais 19 são consideradas prioritárias

Correio Braziliense
postado em 10/03/2020 22:53

Essa lista, contudo, não se limita às reformas e conta com 48 propostas diferentes, das quais 19 são consideradas prioritáriasO ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou um ofício ao Congresso Nacional nesta terça-feira (10) para apresentar os projetos que, segundo ele, podem amortecer os impactos da crise mundial que foi deflagrada pelo coronavírus na economia brasileira. Essa lista, contudo, não se limita às reformas e conta com 48 propostas diferentes, das quais 19 são consideradas prioritárias e deveriam ser aprovadas pelo Congresso ainda neste semestre, junto  as reformas tributária e administrativa, segundo Guedes.

 

“Considerando o agravamento da crise internacional em função da disseminação do Coronavírus e a necessidade de blindagem da economia brasileira, o Ministério da Economia propõe acelerar a pauta que vem conduzindo junto ao Congresso Nacional”, começa Guedes, no ofício que foi enviado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a lista de projetos que considera importantes para a recuperação da economia brasileira. 

 

O ministro da Economia ainda diz no ofício que avançar com a pauta econômica no Congresso é extremamente relevante para “resguardar a economia do país, aumentar a segurança jurídica para os negócios e atrair investimentos”. “A equipe econômica monitora atentamente a evolução dos cenários internacional e doméstico. Com a continuidade de reformas estruturais que o país precisa, será possível recuperar espaço fiscal suficiente para a concessão de outros estímulos à economia”, afirma Guedes, que, assim, volta a colocar as reformas como uma forma de o Brasil escapar da crise mundial que foi deflagrada pelo coronavírus e pela redução dos preços internacionais do petróleo. 

 

Na lista de projetos prioritários de Guedes, contudo, não estão apenas a reforma tributária, a reforma administrativa e as três propostas de emenda à Constituição (PECs) do pacto federativo - a PEC emergencial, a PEC dos Fundos e a PEC do Pacto Federativo - que já são tratadas como prioridade pelo Congresso. Mas também projetos como o plano de equilíbrio fiscal dos estados, a privatização da Eletrobrás, o novo marco legal do setor elétrico e a MP do Emprego Verde e Amarelo. Veja a lista completa abaixo.

 

“O esforço para a aprovação, neste semestre, das matérias listadas acima tem a capacidade de proteger o Brasil da crise externa”, alega Guedes, que, desta forma, cita como prazo ideal de aprovação dessas propostas o  mesmo período de tempo que parece ter recebido do presidente Jair Bolsonaro como prazo para mostrar resultado.

 

Veja os projetos prioritários para Paulo Guedes:

 

Em tramitação na Câmara dos Deputados:

PL 6407/2013 – Nova Lei do Gás

PLP 149/2019 – Plano de Equilíbrio Fiscal

PLP 200/1989 – Autonomia do Banco Central

PL 5877/2019 – Privatização da Eletrobrás

PL 6229/2005 – Recuperação Judicial

PL 5387/2019 – Simplificação de Legislação de Câmbio

PL 3443/2019 – Governo Digital

PL 7316/2019 – Certificação Digital

PLP 295/2016 – Nova Lei de Finanças Públicas

PL 7063/2017 – Lei de Concessões

 

Em tramitação no Senado Federal:

PLS 232/2016 – Marco Legal do Setor Elétrico

PLS 261/2018 – Novo Marco Legal de Ferrovias

PL 3261/2019 – Marco Legal do Saneamento Básico

PL 3178/2019 – Alteração do Regime de Partilha

 

Em tramitação no Congresso Nacional:

MP 902/2019 – MP da Casa da Moeda

MP 905/2019 – MP Emprego Verde Amarelo

 

Pacto federativo (no Senado)

PEC 188/2019 – Pacto Federativo 

PEC 197/2019 – Fundos Públicos 

PEC 186/2019 – Emergencial

 

Reformas:

Reforma tributária

Reforma administrativa

 

Outros projetos  

No ofício enviado a Maia e a Alcolumbre, Paulo Guedes ainda diz que esses não são os únicos projetos legislativos que podem contribuir com a retomada da economia brasileira. "Além de todos esses projetos prioritários, há ainda um grande conjunto de propostas, que tem sido discutido pelo Ministério da Economia com o Parlamento”. 

 

Em anexo que também foi enviado ao Congresso, lista 27 projetos desse tipo. Entre eles, propostas que discutem questões como o fim do monopólio dos Correios, a aquisição de terras por estrangeiros, um percentual mínimo para ocupação de Cargo em Comissão por Servidores Públicos e um plano de revisão periódica de gastos. “São matérias importantes não somente para que o Brasil atravesse momentos como este, mas para que se prepare para desafios futuros”, concluiu Guedes. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags