Economia

IR - Tire suas dúvidas

Mande os seus questionamentos para o e-mail impostocb@gmail.com. As respostas serão dadas por técnicos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Correio Braziliense
postado em 11/03/2020 04:05

É permitida a declaração de gasto com aparelho auditivo? Se sim, põe-se em que lugar da declaração?
Não é permitida a dedução na declaração de gasto realizado com aparelho auditivo.

É a primeira vez que vou declarar o IR. Como faço para declarar sem ter que pagar alguém? Preciso colocar minha mãe como minha dependente? Ela já é aposentada. Como faço?
Baixe o programa do Imposto de Renda extraído do sítio da Receita Federal, onde você vai encontrar todas as orientações. Persistindo as dúvidas, sugiro que procure ajuda de um profissional da contabilidade para assessorá-lo, evitando possíveis transtornos.

Posso declarar prótese de silicone na minha declaração do Imposto de Renda?
Não é permitida a dedução na declaração de gasto realizado com prótese de silicone para fins estéticos.

O responsável pelo MEI pode entrar como dependente em uma declaração anual?
Pode. Todavia o declarante deverá informar o valor dos rendimentos do dependente em sua declaração.

Final do ano comprei 1000 ações da Oi. No demonstrativo do BB só aparece 1000 ações, sem o valor. Coloco na declaração de bens? E o VR?
Caso não conste no informe, do banco ou da corretora, o valor efetivamente pago, utilize o valor debitado em sua conta-corrente na data da aquisição.

Meu irmão paga pensão alimentícia das duas filhas. Na declaração ele deve colocar o CPF das filhas ou da esposa?
Na declaração deve constar o nome ou os nomes dos beneficiários definidos na sentença ou acordo judicial, nesse caso das filhas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags