Correio Braziliense
postado em 16/03/2020 15:53
Washington, Estados Unidos - Os líderes dos países do G7 disseram nesta segunda-feira (16/3) que estão "decididos" a fazer "o que for necessário" para restaurar o crescimento global, que vacila devido à pandemia de coronavírus.Em um comunicado de imprensa conjunto, enfatizam sua vontade de mobilizar "todos os instrumentos de política econômica" à sua disposição, sejam medidas orçamentárias e monetárias ou ações direcionadas, "para apoiar imediatamente e tanto quanto necessário os trabalhadores, empresas e setores mais afetados".
A rápida disseminação do novo coronavírus em todo o mundo obrigou os governos a implementar medidas drásticas, como o fechamento de escolas, bares e restaurantes ou mesmo medidas para conter a população.
Essas medidas drásticas têm um impacto direto na economia mundial. Muitos economistas estão agora antecipando uma recessão, o que provoca uma queda vertiginosa nas bolsas de valores globais, apesar dos últimos anúncios dos bancos centrais.
"Estamos determinados a trabalhar juntos e resolutamente para implementar essas medidas para responder a essa emergência internacional", sublinharam os líderes após uma reunião por videoconferência.
O objetivo não é apenas restaurar o nível de crescimento previsto antes da pandemia, mas também lançar as bases para um crescimento futuro mais forte.
Os líderes também solicitaram ao seus respectivos ministro das Finanças "coordenar semanalmente a implementação dessas medidas e implementar novas ações rápidas e eficazes".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.