Economia

Camex zera imposto de importação de 50 produtos para combate ao coronavírus

Na lista montada pelo Ministério da Saúde constam álcool em gel, máscaras e termômetro. Vigência é imediata e vale até 30 de setembro

O comitê executivo de gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, aprovou a redução da alíquota do Imposto de Importação para 50 produtos médicos e hospitalares necessários ao combate à pandemia causada pelo coronavírus. A medida zera os tributos de produtos que chegavam a até 35%. 

Essa é uma das medidas do pacote anunciado pela pasta para facilitar o atendimento à população e minimizar os impactos econômicos da pandemia no Brasil. A lista foi elaborada em coordenação com o Ministério da Saúde e abrange produtos que, em 2019, somaram US$ 1,3 bilhão em importações

Entre os produtos com impostos de importação zerados estão: álcool em gel, máscaras, termômetros clínicos, roupas de proteção contra agentes infectantes, óculos de segurança e equipamentos respiradores, dentre outros. 

A resolução foi publicada no Diário Oficial Oficial (DOU) desta quarta-feira (18/3) e tem validade imediata até 30 de setembro de 2020.