Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 09:33
O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) lançou mais uma ferramenta de crédito para ampliar a liquidez na economia dos Estados Unidos em meio à pandemia do novo coronavÃrus. Batizado de Mecanismo de Liquidez para Fundos Mútuos do Mercado Monetário (MMLF, na sigla em inglês), o novo programa disponibilizará empréstimos para fundos do mercado monetário, ajudando instituições financeiras a atenderem demandas de resgate de dinheiro de famÃlias e outros investidores.
Os fundos mútuos do mercado monetário são conhecidos como investimentos de baixo risco, voltados à compra de tÃtulos governamentais e de "commercial papers"
"Isso melhora o funcionamento geral do mercado e a provisão de crédito para a economia em geral", diz o Fed, em comunicado.
De acordo com a autoridade monetária norte-americana, a estrutura do programa é semelhante a estratégias adotadas entre o fim de 2008 e o inÃcio de 2010, para conter efeitos da mais recente crise financeira global, porém com uma gama de ativos para compra mais ampla.
O Departamento do Tesouro do paÃs, ainda segundo o BC local, garantiu US$ 10 bilhões para proteger o MMLF de eventuais perdas.
O Fed tem tomado medidas para tentar acalmar investidores, que buscam liquidez para lidar com os impactos econômicos trazidos pela covid-19.
Na terça-feira, 17, a autoridade americana anunciou um instrumento de crédito para dealers primários, mesmo dia em que ampliou o programa de recompras de tÃtulos (repo) e lançou o instrumento de compra de "commercial papers". Com o mesmo objetivo - estimular a economia -, no último domingo, 15, a taxa de juros dos Estados Unidos foi cortada a zero, em decisão extraordinária, e o programa de compra de bônus (QE) foi retomado no paÃs.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.