Economia

Decreto da Infraestrutura trará orientações ao transporte, diz ministro

Tarcísio Freitas anuncia que vai baixar medidas para o setor e reitera que é de competência do governo federal fechar aeroportos e suspender trânsito interestadual de passageiros

Correio Braziliense
postado em 20/03/2020 13:29

Tarcísio FreitasO ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou, nesta sexta-feira (20/3), em entrevista à uma rede de televisão, que um decreto trará orientações aos transportes neste período de crise por conta das orientações de isolamento para evitar a propagação do novo coronavírus.

 

Uma das medidas anunciadas foi a suspensão dos prazos de processos e de procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para evitar aglomerações nos órgãos de trânsito e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços, além de ajudar caminhoneiros e motoristas profissionais. “Isso é para evitar que os motoristas tenham que ir às clínicas”, disse Freitas.

 

O ministro também afirmou que vai baixar uma medida para o setor portuário. “Muitos trabalhadores têm mais de 50 anos. Pode haver um acordo entre operador e trabalhador, que, se eventualmente for contaminado, pode ter problema de saúde. Esse sai da escala, vai para a política de renda mínima, que já está prevista na lei dos portos dentro do arranjo de convenção coletiva que existe entre operador e trabalhador”, explicou. O operador arca com o ônus e a pasta, depois, vai trabalhar para reequilibrar o contrato.

 

Segundo o ministro, são medidas para garantir a continuidade das operações desses equipamentos, garantindo a provisão da logística, mas preservando a saúde dos trabalhadores. “Outro decreto que deve sair imediatamente vai trazer novas orientações com relação ao transporte interestadual de passageiros, no que diz respeito a higienização dos ônibus, espaçamento entre pessoas, restrição de frequências, novos arranjos para que a gente possa fazer a articulação federativa entre o governo federal e os governos dos estados, observando a necessidade de achatar a curva de espalhamento do vírus, mas ao mesmo tempo, garantindo a logística, prevendo alguns efeitos colaterais”, ressaltou. “Medidas de transporte vão sair sempre que necessárias neste período de crise”, reiterou.

 

O ministro se referiu a algumas decisões estaduais de fechamento de aeroportos e interrupção de transporte rodoviário de passageiros. Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ressaltou que, segundo a Constituição Federal, aeroportos são bens da União, atendendo a interesse de toda a nação, além das localidades imediatamente servidas. “Visando o interesse público, cabe à União determinar o fechamento de aeroportos e de fronteiras. No que diz respeito a questões sanitárias, essa determinação segue as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, esclareceu a agência. 

 

Outra nota da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que o transporte interestadual de passageiros continua em operação. “Pela contingência que o país está atravessando, a Agência flexibilizou a redução da frequência de horários. A ANTT suspendeu apenas o transporte internacional de passageiros e também determinou que as empresas de transporte de passageiros façam o protocolo estabelecido de higienização dos veículos. A competência para suspender a operação de transportes rodoviário de passageiros (ônibus) interestadual e internacional é exclusivamente da ANTT”, informou.

 

Solidariedade

O ministro Freitas comentou, ainda, sobre as ações de solidariedade. “O brasileiro é solidário, há uma onda crescente no setor privado. Precisamos trabalhar em conjunto e confiar naquilo que está sendo programado, com obediência às normas. Precisamos sobretudo de calma, tranquilidade, equilíbrio para projetar corretamente as ações. E observar o que está sendo definido pelo Ministério da Saúde, que as medidas de isolamento, embora duras, são eficazes.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags