Economia

Cursos gratuitos na quarentena

Com a pandemia e as mudanças causadas na rotina do brasileiro, disciplinas on-line de instituições como Harvard e FGV são boas opções para quem deseja continuar estudando sem sair do isolamento social

Correio Braziliense
postado em 21/03/2020 04:33
Ao fim das aulas virtuais, estudante recebe certificado da Fundação Getúlio Vargas
 
Para os universitários e vestibulandos que desejam aproveitar o tempo em quarentena para aprender e dar uma atualizada no currículo, cursos on-line gratuitos são uma ótima oportunidade. Uma das opções é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que conta com 55 disciplinas para aperfeiçoamento profissional. Entre as matérias, é possível se matricular em introdução à negociação e fundamentos de administração financeira. Ao fim das aulas, o aluno ainda recebe certificado. Para participar, basta acessar o site da FGV e escolher a área com a qual mais se identifica.  

Quem busca mais certificados no currículo pode escolher um dos 100 cursos gratuitos que a Harvard oferta, com uma ampla variedade de assuntos. Para se inscrever, é necessário apenas fazer o cadastro e escolher uma das opções. 

A Unieducar liberou mais de 100 cursos profissionalizantes em diversas áreas, em especial saúde pública, como, por exemplo, sobre a manutenção correta dos alimentos em tempo de Covid-19. A instituição ainda oferta aulas voltadas para administração, direito, empreendedorismo, gestão educacional, mobilidade urbana, ciência política, línguas estrangeiras, etiqueta e ética profissional e entre outras. Os cursos estão disponíveis por meio do site da instituição.

A plataforma de educação a distância Veduca disponibilizou os cursos de gestão do tempo e comunicação de graça. Inscreva-se no site. 

Para não deixar os vestibulandos na mão, o ProEnem criou duas turmas abertas, uma pela manhã, das 8h às 13h, e outra a noite, das 17h30 às 21h15, para revisão e atualização de conteúdos relacionados ao Enem e outros vestibulares. São dadas dicas, resoluções de exercícios e informações, por meio de transmissão gratuita diária no YouTube. Para assistir, acesse o canal do grupo nos horários informados.

O curso de Boas Práticas em Serviços de Alimentação, ministrado pela nutricionista Gislane Martins, foi elaborado para estudantes e profissionais do ramo, mas devido à pandemia crescente do coronavírus, acaba sendo indicado para todos. “Nos aprofundamos em todas as etapas do processo produtivo, desde as matérias primas até a distribuição do alimento pronto, a higiene dos manipuladores e do serviço de alimentação e assuntos introdutórios, como doenças transmitidas por alimento e os tipos de perigos”, destaca.

O site Saberes, do Senado Federal, disponibiliza 29 cursos que envolvem questões do legislativo, novo acordo ortográfico, política, desenvolvimento de equipes, Lei de acesso à informação, introdução ao direito constitucional, entre outros. Para ter acesso ao material, é preciso selecionar na aba "categorias de cursos" a opção "cursos on-line sem tutoria". Logo após, selecionar a opção que deseja fazer e informar em seguida seus dados pessoais. Depois estará prontinho para iniciar os estudos.

Para quem gosta de ler, vão duas dicas. A Amazon do Brasil liberou uma grande quantidade de e-books no site. Os livros virtuais estão disponíveis em versão digital para Kindle. 

O que estudar

Harvard dá acesso a 100 cursos em 14 áreas distintas:
» Artes e Design
» Negócios e Gestão
» Ciência da Computação
» Ciência de Dados
» Desenvolvimento Educacional e Organizacional
» Ciência Ambiental
» Governo, Leis e Política
» História
» Humanidades
» Matemática e Análise de Dados
» Medicina e Saúde Pública
» Religião e Espiritualidade
» Ciência e Engenharia
» Ciências Sociais
www.edx.org/school/harvardx
FGV libera 55 matérias em dez categorias:
» Direito
» Administração Pública
» Economia e Finanças
» Educação e Humanidades
» Estratégia e Negócios
» Gestão de Setores Específicos
» Liderança e Pessoas
» Marketing e Vendas
» Relações Internacionais
» Tecnologia e Ciência de Dados

www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags