Correio Braziliense
postado em 21/03/2020 18:57
O ministro da Infraestrutura, TarcÃsio Gomes de Freitas, afirmou, em sua página oficial no Twitter, que se reuniu na tarde deste sábado (21) com 21 secretários estaduais de Transportes, a pedido do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o ministro, foram discutidas diversas medidas no âmbito de transportes de cargas e de passageiros em meio ao avanço da pandemia de coronavÃrus no PaÃs, e, na segunda-feira (23), deverão ser anunciadas medidas coordenadas para garantir a logÃstica.
"Essas medidas vão circular no fim de semana para que saiam de comum acordo na segunda-feira, depois de outra reunião com os secretários à s 17h, para que a gente feche medidas coordenadas e concatenadas para garantir a logÃstica."
De acordo com o ministro, em vÃdeo, no âmbito do transporte rodoviário de cargas foram a discutidas a liberação das estradas, e a necessidade de pontos de apoio aos "profissionais do volante", como oficinas, borracharias e restaurantes, assim como a saúde dos motoristas. Em relação ao transporte aéreo, foram debatidas ações para aumentar a vigilância em aeroportos.
TarcÃsio também disse que foi bastante debatido o transporte interestadual de passageiros com o objetivo de aliar a necessidade de deslocamento de pessoas com as barreiras sanitárias nesse perÃodo. Também falou-se sobre a importância da atividade dos portos, mas com o afastamento dos trabalhadores mais vulneráveis, garantindo uma renda mÃnima, diz o ministro. Outro ponto discutido foi a proibição de cruzeiros e o estabelecimento de quarentena obrigatória para os tripulantes.
No vÃdeo, TarcÃsio ainda agradeceu aos 21 secretários que participaram da reunião. "Foi uma mensagem importante de união e de superação de diferenças, de mãos dados em direção à vitória dessa crise. O Brasil é um só e unidos vamos ser mais fortes e vamos vencer essa grande batalha."
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.