Economia

Mercado reduz projeção de crescimento da economia brasileira em 2020

Todas as revisões levam em conta o impacto da pandemia do coronavírus na economia brasileira

Correio Braziliense
postado em 23/03/2020 08:58
Todas as revisões levam em conta o impacto da pandemia do coronavírus na economia brasileiraO mercado financeiro rebaixou novamente a perspectiva de crescimento da economia brasileira neste ano. A média das projeções caiu de 1,68% para 1,48%, com viés de baixa, no Boletim Focus desta semana. 

Divulgado na manhã desta segunda-feira (23) pelo Banco Central, o Boletim Focus ainda reduziu a perspectiva da inflação brasileira de 3,05% para 2,9% em 2020. Isto é, para ainda mais longe do centro da meta de 4%,. 

Já a perspectiva da taxa básica de juros (Selic), que foi reduzida de 4,25% para 3,75% na semana passada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, foi mantida em 3,75%. E a taxa de câmbio foi elevada de R$ 4,35 para R$ 4,50. 

Todas as revisões levam em conta o impacto da pandemia do coronavírus na economia brasileira.

PIB

A projeção de alta de 1,48% da economia brasileira em 2020 é superior à de bancos como Goldman e Sahs e JP Morgan, que já falam em um Produto Interno Bruto (PIB) negativo por conta do avanço do coronavírus na economia nacional. E até da projeção do governo, que reduziu sua perspectiva de alta do PIB de 2,1% para 0,02% na semana passada por conta da pandemia. Afinal, representa uma média das 100 instituições financeiras que são consultadas pelo Banco Central. O mercado admite, então, que o número deve continuar sendo reduzido pelo mercado nas próximas semanas para se adaptar ao novo cenário econômico trazido pelo Covid-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags