Correio Braziliense
postado em 25/03/2020 04:36
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou, em nota, os novos horários de funcionamento das agências bancárias, em todo o país. Realizarão atendimento presencial, em regime contingenciado, com limite de clientes e apenas para transações essenciais, das 10h às 14h. Idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiência têm horário exclusivo, das 9h às 10h.Mais de mil agências da Caixa Econômica Federal funcionarão em horário especial, com serviço focado nas salas de autoatendimento e na prestação dos serviços sociais essenciais. A relação dessas unidades diferenciadas pode ser consultadas no portal do CEF, na aba caixacomvoce.
Mesmo com o funcionamento limitado das agências, a Febraban e os bancos fortaleceram o pedido para que a clientela dê preferência ao uso dos serviços digitais e ao teleatendimento. Segundo a assessoria da Caixa, além de acesso à movimentação bancária por meio da internet e do celular, o banco reforçou o atendimento em canais remotos, como a Agência Digital, Telesserviço e WhatsApp. O rol de serviços disponíveis em aplicativos também é maior para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação.
O Santander publicou, em nota, que o banco vai interromper as atividades em parte das agências metropolitanas do São Paulo e do Rio de Janeiro, locais com mais número de casos registrados da Covid-19. O horário de funcionamento das demais agências em todo o país foi reduzido em duas horas, das 10h às 14h. As medidas também vão incluir o acesso ao interior das agências, em grupos de 10 a 20 pessoas por vez, dependendo do tamanho da loja, de forma que todos fiquem numa distância mínima de um metro.
Nas agências físicas, o Itaú também seguirá as recomendações da Febraban e, além disso, trabalhará com contingência de clientes –– só serão permitidos até 10 clientes por vez. Para as agências digitais, o horário será das 9h às 18h. Já o Bradesco terá dois horários de atendimento a depender da região, das 10h às 14h e das 11h às 15h. O atendimento exclusivo para grupos de risco será duas horas antecipado ao do público em geral.
A professora Meire de Fátima, 55 anos, diz que está sofrendo sem poder ir à agência bancária e às casas lotéricas. A conta do convênio de saúde estava vencendo e pediu para a filha pagar para, depois, ressarci-la: “As outras coisas ainda não sei como vou fazer. A conta do meu celular e da operadora de televisão também estão para vencer”.
A secretária executiva Mariana Fontele relata que não tem segurança nos serviços virtuais. Mas entende que a quarentena visa o bem coletivo e já pensa em se render aos aplicativos de celular.
* Estagiários sob supervisão de Odail Figueiredo
10 pessoas
é em quanto Itaú e Santander limitarão os grupos de clientes com acesso às agências
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.