Economia

Prévia do PIB cresce 0,24% em janeiro

A projeção do BC pata o PIB de 2020 foi rebaixada de 2,2% para 0%, próximo da previsão oficial do governo, que caiu de 2,1% para 0,02%

Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 09:59
A projeção do BC pata o PIB de 2020 foi rebaixada de 2,2% para 0%, próximo da previsão oficial do governo, que caiu de 2,1% para 0,02%Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC) cresceu 0,24% em janeiro deste ano. O resultado, porém, ainda não reflete os impactos do coronavírus na economia brasileira.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Banco Central, a alta de 0,24% do IBC-BR de janeiro é menor que o índice registrado no mesmo período do ano passado: 0,69%. Porém, representa uma retomada do crescimento econômico, pois interrompe uma sequência de quedas da atividade brasileira: segundo o IBC-BR, o baque foi de 0,38% em dezembro de 2019 e de 0,1% em novembro de 2019.

O problema desse número, lembram os analistas, é que ele não reflete mais o ritmo da economia brasileira. Afinal, em janeiro, a atividade ainda não havia sido impacta pelo coronavírus. E a pandemia promete derrubar o PIB do Brasil em 2020. O BC, por sinal, também anunciou nesta quinta-feira que reviu a sua projeção de crescimento da economia brasileira em 2020 em virtude do Covid-19.
 
 
 
 
A projeção do BC pata o PIB de 2020 foi rebaixada de 2,2% para 0%, próximo da previsão oficial do governo, que caiu de 2,1% para 0,02%. O mercado, por sua vez, já fala de um baque ainda maior e prevê um PIB negativo para o Brasil em 2020. E a autoridade monetária admite que o cenário é de incertezas por conta do Covid-19.

"A magnitude dos impactos da pandemia sobre a atividade econômica doméstica estará associada à gravidade e à extensão do período do surto no país e às medidas públicas que estão sendo adotadas nas diversas áreas", frisou o BC no Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags