Economia

Reajuste dos remédios que entraria em vigor hoje será reavaliado em 60 dias

A partir desta quarta-feira, remédios estariam 5,21% mais caros. Pandemia do coronavírus, porém, adiou a medida

Correio Braziliense
postado em 01/04/2020 09:57
A partir desta quarta-feira, remédios estariam 5,21% mais caros. Pandemia do coronavírus, porém, adiou a medidaO governo federal decidiu adiar o reajuste anual dos medicamentos, que entraria em vigor hoje, em meio à pandemia do coronavírus. A medida, que poderia aumentar em até 5,21% o preço dos remédios, será reavaliada em 60 dias.

“Em comum acordo com a indústria farmacêutica decidimos adiar, por 60 dias, o reajuste de todos os medicamentos no Brasil”, avisou ontem o presidente Jair Bolsonaro.

Procurado pelo Correio, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) disse que não foi consultado pelo governo, como falou o presidente. Mas lembrou que o reajuste dos remédios entra em vigor todo 1º de abril em virtude das normas da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

O Sindusfarma informou ainda que o percentual de reajuste ainda será publicado pela Cmed, mas deve chegar a 5,21% neste ano. Será maior, portanto, que os 4,33% do ano passado. O Sindicato fez o cálculo com base na fórmula usada pela Cmed, que leva em conta a inflação do ano anterior, a competitividade do setor e a variação dos custos de produção não captados pela inflação, como a energia, o preço dos insumos e a variação cambial.
 

Saiba Mais

 

O setor explicou, contudo, que há três faixas de reajuste. O aumento de 5,21% seria o teto desse reajuste, que é aplicado aos medicamentos que são encontrados mais facilmente no mercado e têm alta concorrência. Ainda há uma faixa média de reajuste, para os remédios que têm concentração moderada, que seria de 4,22%. E uma terceira faixa de aumento, que vale para os medicamentos que têm pouca concorrência e seria de 3,23%. O reajuste médio deste ano, nos cálculos do Sindusfarma, seria, portanto, de 4,08%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags