Economia

França vai propor fundo de resgate europeu de entre 5 e 10 anos

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, vai propor o fundo como uma das soluções para a crise provocada pelo Covid-19

Correio Braziliense
postado em 01/04/2020 13:37
O ministro da Economia da França, Bruno Le Maire.França vai propor a criação de um fundo de resgate europeu para responder à crise econômica do coronavírus, financiado com dívida comum e com duração de entre cinco e dez anos, disse o ministro da Economia Bruno Le Maire ao Financial Times.

"Estamos refletindo sobre um fundo que seria limitado no tempo, com a possibilidade de tomar empréstimos como uma resposta de longo prazo à crise", afirmou o ministro francês ao jornal econômico.

"Uma solução poderia ser ter um fundo por cinco ou dez anos, com prazo limitado, com a possibilidade de ter dívida comum, mas apenas com esse fundo. Isso pode ser aceitável para outros países", acrescentou.
 
Na semana passada, nove países europeus, incluindo Franca e Itália, pediram a criação de 'coronabonds', um sistema de dívida mutualizada.

Essa proposta não agradou a Alemanha, que rejeita a ideia de mutualizar a dívida dos países da zona do euro, mas que afirmou estar "preparada" para "mobilizar a solidariedade europeia".

De acordo com uma autoridade francesa citada pelo Financial Times, o fundo proposto pela França poderia "completar" o orçamento da UE e seria gerenciado pela Comissão Europeia, assim como o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE). 

O MEE tem uma capacidade de 410 bilhões de euros e pode conceder empréstimos aos Estados que precisam, mas que incluem condições precisas, como reforma do mercado de trabalho ou cumprimento de metas orçamentárias. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags