Economia

Guedes: testagem em massa de trabalhadores seria motor da retomada

Em videoconferência com empresários do comércio e do setor de serviços, Paulo Guedes diz que o governo pode desonerar a folha de pagamentos para aliviar o caixa

Correio Braziliense
postado em 05/04/2020 08:00
Paulo guedesO governo federal estuda maneiras de retomar a atividade econômica e estimular a geração de empregos quando não for mais preciso manter o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. Na opinião do ministro da Economia, Paulo Guedes, esse caminho passa pelo teste em massa dos trabalhadores — que, uma vez curado, ganharia o “passaporte da imunidade” — e pela redução dos encargos que pesam sobre a folha de pagamentos. Por isso, em live realizada com empresários do varejo, ontem, ele prometeu cortar os impostos trabalhistas após a crise sanitária provocada pela Covid-19.

“A retomada, a geração de emprego em massa que vamos precisar lá na frente, virá pela eliminação, redução e simplificação de impostos, particularmente o mais cruel de todos, que é o imposto sobre a folha de pagamento”, afirmou Guedes, em encontro virtual promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).

O ministro argumentou que, hoje, “os encargos sobre a folha são excessivos” e, por isso, impedem a geração de emprego em massa, que será necessário depois do atual momento de fechamento de lojas e postos de trabalho. “A saída, lá na frente, vai passar por redução dos impostos, principalmente os mais disfuncionais. Agora, estamos atacando o capital de giro e a manutenção do emprego. E, mais na frente, vamos atacar esse tema. Criar emprego tem que ser algo fácil, barato e estimulante”, explicou. Guedes admitiu que, para isso, será preciso “ter a ousadia de fazer o que não tivemos coragem de fazer até agora”. 


Apoio 


Os empresários que participaram da vídeoconferência prometeram apoiar o projeto. Isso porque o setor produtivo calcula que a folha de pagamento representa, em média, 45% do custo de uma empresa, pois, em muitos casos, os impostos cobrados sobre cada trabalhador custam quase a mesma coisa que o salário pago. “Espetacular. Nós vamos lhe ajudar nisso”, exultou o presidente da Unecs, George Pinheiro.

Guedes ainda disse que, quando o Ministério da Saúde permitir o afrouxamento das medidas de isolamento social, o teste massivo de trabalhadores pode garantir o retorno seguro das atividades econômicas. “As pessoas vão sendo testadas. Pode ser semanalmente e, quem estiver livre, continua trabalhando. E aí, fazendo o teste, pode ir girando a economia, mais lá na frente”, explicou.

O ministro disse que conversou com um amigo da Inglaterra, que, segundo ele, poderia enviar 40 milhões de teste por mês para o Brasil. Batizou a iniciativa como “passaporte da imunidade” — tal como vem sendo estudado na Europa, com o intuito de identificar quem já criou imunidade à Covid-19.

Mas o ministro ressaltou que tudo isso só será implementado com a autorização do Ministério da Saúde, quando não for mais preciso ficar em casa para conter a disseminação do agente infeccioso. “Agora, estamos em isolamento. Estamos planejando a saída, para quando sair, lá na frente, do regime de isolamento. Estamos sob coordenação do ministro (Luiz Henrique) Mandetta, em isolamento social”, frisou.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags